Glauber Braga e três estudantes são liberados da Cidade da Polícia

Compartilhar:

 

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) foi liberado na noite desta sexta-feira (20) após passar a tarde detido por defender estudantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) de uma ação de desocupação. Ao deixar a Cidade da Polícia, na zona norte do Rio, o parlamentar disse que “hoje é um dia lamentável do ponto de vista do que foi feito, estudante lutando pelo direito de ficar na universidade e sendo recebido por bomba”. Glauber foi liberado junto com três estudantes da Uerj detidos na ação de desocupação do Pavilhão João Lyra Filho, no Maracanã, zona norte do Rio. Os universitários estudam enfermagem, jornalismo e oceanografia.  (AGÊNCIA BRASIL)

Glauber Braga é preso em ação truculenta do BOPE na UERJ

O deputado federal Glauber Braga (PSOL/RJ) foi preso nesta sexta-feira (20) enquanto apoiava a ocupação em protesto contra os cortes de bolsas e assistência estudantil. A violência da polícia militar e a presença de seguranças sem uniforme geraram revolta entre os alunos, que lutam de forma justa por seus direitos. A direção do Sintufrj condena essa repressão. Além do parlamentar, dois estudantes e um jornalista também foram detidos. A luta continua!

O governo Cláudio Castro (PL/RJ) tem promovido cortes significativos nas verbas destinadas à educação, afetando diretamente as bolsas de permanência e assistência estudantil. Essa redução orçamentária tem levado à precarização das condições de estudo e à exclusão de muitos estudantes, especialmente aqueles de baixa renda. A luta dos alunos da UERJ é um reflexo dessa realidade, exigindo a revogação dos cortes e a garantia de um futuro mais acessível para todos. A educação deve ser prioridade, e os ataques a ela não podem ser silenciados.

Veja vídeos e fotos:

 

COMENTÁRIOS