Pós-greve exige mobilização para assegurar conquistas

Compartilhar:

ATENÇÃO: POR CAUSA DO RECESSO NA UFRJ NOS DIAS 18 E 19 DE SETEMBRO, O SEMINÁRIO DE CARREIRA DO SINTUFRJ FOI TRANSFERIDO PARA A SEGUNDA-FEIRA, 23 DE SETEMBRO

A leitura de todas as forças políticas que formam a Fasubra é a de que tivemos uma das maiores e mais ativas greves de nossa história, mas passados mais de 70 dias de seu término ainda há muito o que fazer para efetivar as vitórias conquistadas pela categoria.

O Termo de Acordo de Greve foi assinado com o governo sendo necessário agora uma ação atenta e contínua dos sindicatos de base para garantir o seu cumprimento integralmente. O Projeto de Lei que institucionalizará o acordo está em fase final de elaboração e os grupos de trabalho com representações do governo e das IFE discutem pontos do acordo que estão fora do Projeto de Lei para materializá-los através de Decretos e Portarias.

Nas últimas semanas a representação da Fasubra na Comissão Nacional de Supervisão de Carreira tem trabalhado intensamente para finalizar o Projeto de Lei. E tem feito reuniões diárias para equacionar os pontos pendentes para a construção de propostas nos grupos de trabalho integrados por representações do governo e das IFE que produzirão os Decretos e Portarias para dar conta dos pontos que estão fora do Projeto de Lei.

Estamos em disputa contínua

Em um panorama em que o governo se propõe a cumprir o Arcabouço Fiscal (política fiscal que limita os investimentos sociais), o retorno à pauta da reforma administrativa com uma correlação de forças no Congresso desfavorável aos trabalhadores, o acirramento das disputas ideológicas diante das eleições municipais e ataques aos mandatos de esquerda, o cenário é complexo, a disputa se acirra e a atenção dos técnico-administrativos em educação deve ser redobrada para não deixar que se perca o foco do acordo de greve.

O grande desafio então da Fasubra no próximo período se concentra em manter a mobilização da categoria para garantir que o governo federal cumpra os termos constantes no Acordo de Greve na íntegra. Para tanto, nos próximos meses, além da pressão sobre o Poder Executivo, a Federação atuará de forma conjunta direção/sindicatos junto aos parlamentares em suas bases e no Congresso Nacional. As mobilizações da categoria nesse pós-greve serão fundamentais para que a Fasubra consiga ter sucesso nas mesas de negociações com o governo sobre os diversos temas que constam no Termo de Acordo de Greve.

Nossa organização

Organizados, coesos e mobilizados são as palavras de ordem para essa etapa da luta dos técnico-administrativos em educação. Em nossas instâncias de debate e deliberação temos dois seminários e uma plenária nacional pela frente.

No dia 23 de setembro o Sintufrj realiza o Seminário de Carreira. Momento importante para construirmos nossas propostas para serem levadas ao Seminário sobre Carreira da Fasubra que será realizado nos dias 26 e 27 de setembro.

Neste seminário as propostas vindas da base serão colocadas e aprovadas para serem submetidas à Plenária Nacional da Fasubra que será no fim de setembro, nos dias 28 e 29.

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS