Revista da UFRJ lança Dossiê Acessibilidade

Compartilhar:

Servidora Daniela Tavares, que tem deficiência visual grave, foi uma das protagonistas da elaboração do documento. Ela foi reverenciada por dirigente do Sintufrj e representantes da universidade

Nesta sexta-feira, 27, o lançamento do Dossiê Acessibilidade, especial da Revista Práticas em Gestão Pública Universitária (PGPU), no Salão Nobre do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), marcou o mês de setembro em que é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa Com Deficiência.  O especial pode ser acessado pelo endereço https://revistas.ufrj.br/index.php/pgpu/issue/view/2813

A Revista PGPU é um periódico eletrônico semestral e esta edição traz vinte e quatro artigos científicos que nos mostram diferentes abordagens da temática acessibilidade. Dos editores convidados dessa edição especial três compuseram a mesa de lançamento do Dossiê: Daniela Cardoso Tavares (Instituto  Tércio  Pacitti  de  Aplicações  e  Pesquisas Computacionais/NCE), Claudia Martins e Rita de Cassia Oliveira Gomes (DIRAC).

Daniela Tavares, que tem uma deficiência visual grave, e que teve participação significativa na elaboração do Dossiê, foi especialmente reverenciada pela Pró-reitora de Graduação, Maria Fernanda Quintela, pela editora-chefe da PGPU, Ivaneide Grizente, pela Coordenadora de Políticas Sociais do Sintufrj, Marli Rodrigues, e pelo Decano do CCMN, Josefino Cabral Lima.

“Acompanhamos a questão da acessibilidade há muito tempo e acompanhamos a Daniela desde que entrou na universidade. Ela é uma pessoa incansável na luta das pessoas com deficiência. E ver a Daniela nesta mesa não tem preço. É ver que a luta vale a pena e que Daniela nunca desistiria. Como disse Maria Fernanda Quintela é importante que a gente não fique só nessa sala e só nessa comemoração. Que a gente parta para as ações para dar condições de as pessoas com deficiência estarem na universidade”, declarou a coordenadora do Sintufrj, Marli Rodrigues.

“Foi uma edição especial em formato dossiê, uma edição prazerosa importante e bem trabalhosa. Tenho orgulho e satisfação nesse lançamento. Agradeço nominalmente a Daniela que nos ajudou imensamente. Entendemos a importância desse tema e temos a consciência de que precisamos avançar muito”, afirmou a editora-chefe da PGPU, Ivaneide Grizente.

Daniela Cardoso falou emocionada: “Eu realmente agradeço as palavras. Estou na universidade há 19 anos. Tenho uma deficiência visual, eu perco a minha visão ao longo dos anos. Fazer esse dossiê e realizar esse trabalho para mim foi uma honra. Agradeço imensamente a oportunidade e agradeço a todos os envolvidos que trabalharam muito para realizar esse dossiê. E realizá-lo significa mais um dia nacional de luta da pessoa com deficiência e que temos muitos desafios a vencer. Talvez se tenha avançado muito ao longo dos séculos se olharmos para a história da humanidade. Porém, ainda avançamos muito pouco. Precisamos avançar muito mais para que possamos ter uma sociedade cada vez mais justa e inclusiva.”

A diretora de Acessibilidade, Rita Gomes, relatou que a UFRJ há 14 anos tinha menos de 500 pessoas com deficiência e hoje tem mais de mil estudantes, fora servidores e terceirizados. E hoje a UFRJ corre atrás dessa realidade. Mas diz que têm muitas esperanças de mudanças.

“Várias universidades hoje estão em condições menos desconfortáveis do que nós. Mas nós que estamos aqui somos resistentes e persistentes. Acreditamos que esse espaço será transformado. Que esse trabalho não seja apenas mais um dossiê, mais que seja um dossiê que realmente seja mais um degrau para a acessibilidade na universidade”, disse Rita.

 

Dossiê Acessibilidade

São vinte e quatro artigos científicos que nos mostram diferentes abordagens da temática deste  número. Dos editores convidados dessa edição especial, três compuseram a mesa de lançamento do Dossiê: Daniela Cardoso Tavares, Claudia Martins e Rita de Cassia Oliveira Gomes.

A escolha do tema partiu da demanda apresentada por  uma  das  Unidades  da  UFRJ –Instituto  Tércio  Pacitti  de  Aplicações  e  Pesquisas Computacionais/NCE, por iniciativa da técnico-administrativa Daniela Cardoso, em conjunto com a Superintendência Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade (SGAADA) por meio da Diretoria de Acessibilidade(DIRAC) organizadas para participarem da PGPU.

Com o intuito  de  valorizar  a  história  de  servidores  técnico-administrativos  (ativos  e aposentados), por sua atuação, desempenho, motivação ou outras características dignas de serem compartilhadas, foi criada a seção Entrevista. Este número conta com a participação dos técnico-administrativos Rogério da Silva Cruz e  Gustavo  Cravo  de  Azevedo entrevistando Denise  Góes,  Superintendente  Geral  de Ações  Afirmativas,  Diversidade  e  acessibilidade/SGAADA.

Cabe  ressaltar  o  momento histórico da criação da SGAADA (recém-criada em 2023) como um forte marco para a UFRJ e tendo a pauta racial como um dos principais focos do atual governo. Denise Góis é conhecida por incansável  luta  antirracista na Universidade.

A revista

A Revista PGPU foi lançada em 2017 e é uma publicação prioritariamente dedicada aos TAES. É um periódico eletrônico semestral, de acesso livre e irrestrito. Tem fluxo contínuo e aberta a qualquer momento a receber trabalhos.

O objetivo da publicação é a divulgação de análises, reflexões e resultados de trabalhos – voltados para a área da Gestão Pública Universitária – de técnicos administrativos em educação (ativos e aposentados), gestores, pesquisadores, professores, estudantes e trabalhadores terceirizados das instituições públicas de ensino superior de todo o país, priorizando a publicação de trabalhos escritos por técnicos administrativos ou que contenham técnicos entre seus autores. É editado pela Pró-Reitoria de Pessoal (PR4) em conjunto com o Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ. FOTOS: ELISÂNGELA LEITE

LANÇAMENTO DO DOSSIÊ NO SALÃO NOBRE DO CCMN. NA MESA: Josefino, Ivaneide, Cláudia, Maria Fernanda, Rita Gomes, Daniela, Marli e Angélica Dias (NCE)
DANIELA E MARLI que fez homenagem à luta pela acessibilidade
CAPA DA EDIÇÃO ESPECIAL da Revista
COMENTÁRIOS