Seminário sobre Carreira é nesta segunda-feira, 23, das 9h às 16h30. Participe!

Compartilhar:

Atenção, pessoal. Em virtude do recesso da UFRJ dias 18 e 19 de setembro, determinado pelo Conselho Universitário, o SINTUFRJ transferiu a realização do Seminário de Carreira do dia 18 para esta segunda-feiram dia 23, no Espaço Cultural do Sintufrj, das 9h às 16h30.

O material que servirá de base para a discussão já está lá (no link https://sintufrj.org.br/gt-carreira-e-comissoes-tematicas/ ) e será atualizado nesta semana com os documentos mais recentes.

Segundo Francisco de Assis, coordenador da Fasubra e colaborador da direção do Sintufrj que coordenou os debates do GT, o seminário será transmitido pela internet. Mas a reunião não será hibrida e sugestões ou dúvidas por quem acompanha on line só poderá ser feita através do chat.

“E aí a gente pode incorporar a sugestão, porque pode ser que alguém que esteja acompanhando tenha alguma ideia não discutida pelo grupo, então vai ser incorporado pela relatoria”, explicou.

O encontro tem o propósito de levar à base a discussão de propostas que serão remetidas à Fasubra – para encaminhamentos do acordo de greve – em temas como Racionalização e Aglutinação de Cargos, o Reposicionamento dos Aposentados, de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e Desenvolvimento.

A programação do Seminário prevê: a partir das 9h, apresentação dos relatórios dos subgrupos e esclarecimentos; entre 12h e 13, intervalo; a partir das 13h, debate e aprovação de propostas da categoria. Confira no fim deste texto.

 

Subcomissões trabalharam com afinco

A Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC, com representantes da Fasubra, Sinasefe e MEC) discutiu a minuta do projeto de lei para as mudanças necessárias na lei da Carreira e tem prazo máximo de 180 dias, a contar da assinatura do acordo, para a formulação de regras e elementos de transição (em forma de decretos e portarias) para a aplicação dos direitos conquistados.

Desde a assinatura do acordo, o GT Carreira realizou debates sobre todos estes temas. Depois, se subdividiu em subcomissões que vêm se reunindo toda segunda-feira, parta estudar e elaborar propostas que serão compartilhadas com a base neste seminário. Além disso vem realizando reuniões nas unidades para fomentar a participação e captar sugestões.

À todo vapor

Na segunda-feira, 16, aconteceram algumas as últimas reuniões das subcomissões antes do seminário. “Buscamos construir convergência ao máximo; as divergências são poucas. Como no caso do RSC: o pessoal trabalhou na sexta (13 e, depois, segunda), construiu consenso ao máximo e ficaram apenas algumas diferenças que serão apresentadas no seminário. Então, todas as diferenças, contribuições, vão ser apresentadas. Nosso compromisso é até a próxima sexta-feira (20) apresentar o material produzido pelos grupos, disponibilizar para a categoria (no site), e na segunda-feira (23) entregar o material com as contribuições no seminário.

O coordenador de Comunicação da entidade, Nivaldo Holmes, explicou que é preciso chamar atenção para a necessidade de todos os participantes preencherem a ficha de inscrição, para que se possa organizar a infraestrutura presencial necessária.

Propostas para o seminário da Fasubra

A Federação realizará seu seminário dias 26 e 27 para aprofundar os pontos sem deliberação de Congresso ou Plenária sobre o que precisa de deliberação. A representação da UFRJ para este seminário será formada pelos companheiros que comporão a delegação, definida em assembleia, à Plenária Nacional da Fasubra dias 28 e 29, em Brasília.

Passada a greve, ainda há muito que fazer

A leitura de todas as forças políticas que formam a Fasubra é a de que tivemos uma das maiores e mais ativas greves de nossa história, mas passados quase três meses de seu término ainda há muito o que fazer para efetivar as vitórias conquistadas pela categoria.

O Projeto de Lei que institucionalizará o acordo está em fase final de elaboração e os grupos de trabalho com representações do governo e das IFE discutem pontos do acordo que estão fora do Projeto de Lei para materializá-los através de Decretos e Portarias.

O grande desafio é manter a mobilização para garantir que o governo federal cumpra os termos constantes no Acordo de Greve na íntegra. Além da pressão sobre o Poder Executivo, a Federação atuará em conjunto com as direções das entidades junto aos parlamentares em suas bases e no Congresso Nacional.

SEMINÁRIO DO GT-CARREIRA SINTUFRJ

  • 23 de setembro.
  • Espaço Cultural do Sintufrj

9h – Abertura pela direção da entidade

9h30 – Apresentação da Subcomissão do Reposicionamento dos Aposentados

10h – Apresentação da Subcomissão de Desenvolvimento.

10h30 – Apresentação da Subcomissão de RSC

11h30 – Apresentação da Subcomissão de Racionalização e Aglutinação dos Cargos

12:30 INTERVALO PARA ALMOÇO

13:30 – Retorno para leitura e debate sobre as propostas inscritas.
16:30 – Encerramento

 

 

GT CARREIRA EM reunião nesta segunda-feira na sede do Sintufrj Foto: Renan Silva
COMENTÁRIOS