Sintufrj Tira-dúvidas vai ao campus de Caxias

Compartilhar:

Os trabalhadores do Campus Ufrj em Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade puderam contar, desde a manhã ao início da tarde desta quarta-feira dia 25, com mais uma edição do “Sintufrj Tira-dúvidas”. Esta é uma ação do Sindicato  que reúne profissionais de diversos setores da entidade para visitas aos diversos campi para atender as demandas dos sindicalizados. No dia 11, a visita foi à Praia Vermelha. E a previsão é de que o próximo seja em Macaé. O objetivo da iniciativa é ampliar a prestação de serviços oferecidos diariamente na sede e subsede local do sindicato e também acolher os que necessitavam de informações e encaminhamentos, mas ainda não haviam se sindicalizado.

Instalados na sala do Inova, o container da Inovação do Campus UFRJ Duque de Caxias, ao lado do Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa UFRJ – que, na fachada, anunciava com uma enorme faixa e banners a presença do Sintufrj – , profissionais de diversos setores, como do Departamento Jurídico, da Assessoria das ações coletivas, da Administradora de planos de saúde All Care, do Setor de Convênios, da Assessoria de Saúde e Segurança o Trabalho e do Espaço Saúde do Trabalhador do Sintufrj, estavam a postos para atender o público que aproveitou a oportunidade para atualizar informações sobre planos de saúde, ações judiciais, novos convênios, e muito mais. Além de usufruir o delicado trabalho de Auriculoterapia (técnica derivada da acupuntura, que faz pressão em pontos específicos da orelha) feito pelos professores do Espaço Saúde. Jornais e cartilhas foram distribuídos para divulgar as inúmeras frentes da ação da entidade, como as iniciativas políticas, conquistas da greve, ganhos judiciais e os serviços e convênios oferecidos pelo Sindicato.

Avaliações

Num breve balanço, a coordenadora do Sintufrj Marly Rodrigues, que acompanhou toda ação e convocou servidores a conhecerem o atendimento, explica o valor da iniciativa: “Pincipalmente para as unidades isoladas, é importante esse trabalho. A equipe poderia vir pelo menos uma vez por mês, mostrando que o Sindicato está perto”, diz. “A gente, que trabalha no Fundão, vê o sindicato ali perto. Por isso é importante dar continuidade a este trabalho aqui. As pessoas se sentem acolhidas, lembradas. O polo é pequeno e acho que a quantidade de pessoas que está vindo é boa”.

FOTOS: Renan Silva

Marly, ao centro, com o Banner do evento

Uhelinton Fonseca Viana (foto abaixo), assistente em Administração da Secretaria Acadêmica, doutor em Educação, foi o primeiro a ser atendido e procurou tirar dúvidas sobre planos de saúde e comentou a iniciativa da entidade de levar toda aquela estrutura ao campus de Duque de Caxias. Para ele, deveria se repetir sempre: “A gente tem que ter suporte do sindicato. Sem este suporte a gente não consegue muita coisa”, diz ele, acrescentando “Se a gente não tiver o sindicato mostrando presença aqui, a gente realmente fica muito vulnerável”.

A equipe foi recebida com a gentileza da técnica em assuntos educacionais Arnalda Souza da Silva (foto abaixo), que presenteou os trabalhadores com duas garrafas de café bem quentinho. Ela está desde 2010 no campus de Caxias, ajudou a construir a Coordenação de Desenvolvimento, Educação e Pedagogia, para acolhimento dos alunos, e hoje trabalha na Biblioteca. Ela conta que é Pedagoga e que acredita, pela sua formação, que todo serviço que propicia união traz benefícios para todos. “É bacana, proveitoso, saudável e, mesmo que tenha algum (serviço) que você não goste, outro vai gostar. E nós, que trabalhamos com atendimento ao aluno, a gente faz da melhor forma possível.

A assistente em administração Fátima Cristina dos Santos (foto abaixo) foi delegada de base de Caxias. Ela trabalha desde 2011 na UFRJ, está no Diretoria de Comunicação e cuida das redes sociais: “Essa ação itinerante é muito importante. Porque a gente fica mais distante e ] com pouco contato com o sindicato. E a gente fica mais a par das ações mais políticas, do que sobre os serviços”, disse, contando que fez Auriculoterapia. Ela disse que já expressou a coordenação geral o pedido para que a iniciativa retorne de maneira regular.

Próximos “Tira-dúvidas”

Nesses eventos acontecem também filiações sindicais, abertura de processos, adesões a convênios e o diálogo para mobilização da base. A proposta de direção é continuar realizando a atividade ao menos duas vezes ao mês, alternando os campi do Rio de Janeiro e os de fora. Em outubro a previsão é a realização em Macaé. Até o fim do ano, o plano é levar a caravana também nas unidades externas, como o Museu e Ifcs.

A direção também planeja fazer uma edição no Hospital Universitário porque, mesmo sendo próximo à sede, tem particularidades no regime do trabalho que justificam a atenção.

Veja como foi o “Sintufrj Tira-dúvidas” dia 11 na Praia Vermelha:

Sintufrj Tira-Dúvidas agita Praia Vermelha

COMENTÁRIOS