Inspiração surgiu com a Oficina de Ginástica que funcionava no Espaço Cultural
FOTOS: ELISÂNGELA LEITE
Há 15 anos o Sintufrj investe no bem-estar físico e mental das trabalhadoras e trabalhadores da UFRJ e seus dependentes ao criar o Espaço Saúde. No dia 29 de outubro de 2009, a entidade montou, em uma salinha, o embrião de uma academia de musculação. A inspiração veio da Oficina de Ginástica, que funcionava no Espaço Cultural com aulas de exercícios localizados e alongamento, às 7h, desde 13 de junho de 2000.
Em 2011, a direção sindical compartilhada fez a primeira grande transformação no Espaço Saúde Sintufrj. A academia foi ampliada e recebeu modernos aparelhos de musculação. Aos sindicalizados e seus familiares também começou a ser oferecidas terapias complementares. Em 2017 houve nova expansão e a inclusão de aulas de pilates, ritmos, circuito funcional, RPG, ioga, massoterapia, massagem relaxante, pedras quentes, meditação guiada, e natação e hidroginástica em parceria com o Cepe/Fundão.
“A promoção e prevenção da saúde do trabalhador são fundamentais para garantir o bem-estar físico, mental e social dos indivíduos no ambiente de trabalho. E o Sintufrj está fazendo a sua parte há décadas”, afirmou Carla Nascimento, coordenadora pedagógica e responsável técnica do Espaço Saúde.
Atualmente frequentam o Espaço Saúde 567 pessoas, a maioria servidores. Quatro profissionais de educação física, três fisioterapeutas, cinco estagiários das duas áreas, uma secretaria e uma encarregada de serviços gerais atendem diariamente os alunos das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.
Aniversário festejado
Por iniciativa dos alunos, os 15 anos do Espaço Saúde serão festejados na sexta-feira, 4 de outubro, com almoço dançante, no Espaço Cultural do sindicato, a partir das 13. Segundo Carla Nascimento, a comemoração contou com a contribuição financeira de todos e não poderia faltar a Coordenação de Esporte e Lazer, responsável pelo Espaço Saúde, e integrantes das outras coordenações.
- Matéria completa sobre o Espaço Saúde na edição do Jornal do Sintufrj 1442.