#NãoApagueAUFRJ #RecomposiçãoOrçamentária #DefendaAUFRJ
Fotos: Renan Silva
Vídeos: Daniel Outlander e Regina Rocha
A fachada do prédio Inova UFRJ, onde, no auditório acabara de acontecer mais uma sessão do Conselho Universitário (Consuni), nesta quinta-feira, dia 14/11, foi palco de mais um ato em defesa da urgente recomposição orçamentária da UFRJ.
Por causa da insuficiência crônica e cada vez mais acentuada de recursos para o funcionamento e uma dívida de mais de R$ 50 milhões, a universidade viu-se sob o constrangimento de ter luz e água cortadas quase ao mesmo tempo (entre os dias 12 e 13) em várias unidades acadêmicas e de assistência estudantil, prejudicando centenas de alunos e trabalhadores, principalmente aqueles em maior estado de vulnerabilidade.
O ato “Não Apague a UFRJ”, convocado pelo Sintufrj, Fasubra, DCE, APG e Adufrj, o ato reuniu, além das lideranças e militância dos segmentos de técnicos administrativos, estudantes, professores contou com membros do Consuni, com o reitor Roberto Medronho, a vice-reitora Cássia Turci e pró-reitores.
Portando a enorme faixa ( com os dizeres “Não Apague a UFRJ. Pela recuperação do orçamento”), todos saíram juntos do salão onde se encerrava a sessão do colegiado. Foi suspenso antecipadamente por proposta das bancadas TAE e estudantil, aprovada pelo colegiado, para que os conselheiros pudessem integrar outro ato que se realizaria à tarde, no Ministério da Fazenda, também por verbas para a UFRJ.
][
No Consuni, reconhecimento
O expediente da sessão foi tomado quase inteiramente por manifestações sobre a crise. Assim como no final da sessão. Em várias falas, em particular de estudantes e técnicos administrativos, foi reiterado o pedido feito frequentemente em sessões anteriores de que a Reitoria convocasse assembleias comunitárias ou conselhos especiais para demarcar a gravidade da crise e alertar a comunidade. Assim como alguns conselheiros, o reitor destacou a atuação prefeito e de sua equipe durante a crise e também o papel fundamental dos técnicos administrativos, estudantes e das entidades representativas dos segmentos, como o Sintufrj, na mobilização em defesa da UFRJ.
Veja o depoimento das lideranças do movimento
Na sequência, Francisco de Assis (Fasubra), Marly Rodrigues e Esteban Crescente (Sintufrj) e os estudantes integrantes do Consuni Isadora (DCE), Sofia (CABio) e Henderson (DCE e CAEBA).
Reitor e vice-reitora avaliam situação
Durante o ato, o reitor Roberto Medronho e a vice-reitora Cássia Turci pedem atenção da sociedade para importância da suplementação e destacam a importância da mobilização dos movimentos.