Pelo religamento imediato do fornecimento de energia na UFRJ

Compartilhar:

        ROBERTO GAMBINE *

Em um ataque a maior instituição federal de ensino superior do Brasil, a empresa concessionária de um serviço público, a LIGHT cortou o fornecimento de energia em diversas unidades da UFRJ, de forma covarde e açodada, já que a Administração da Universidade mantinha um processo de negociação regular, para o pagamento dos débitos vencidos.
A medida se agrava, quando constatamos as unidades afetadas como o Museu Nacional, o Restaurante Universitário e a Residência Estudantil (áreas essenciais para os estudantes), além de unidades acadêmicas e áreas administrativas.
Não é a primeira vez!
Em anos anteriores, essa empresa já se utilizou desse expediente, sendo compelida a retomar o fornecimento de energia, por decisão do Poder Judiciário.
Contudo, usam do controle técnico sobre a rede de energia, para tentar obrigar que a instituição se dobre aos seus interesses privados, apesar de todos os esforços da Administração da UFRJ em manter seus compromissos equilibrados.
Cabe ressaltar que a UFRJ é uma instituição de ensino, de pesquisa e de extensão, não produz riqueza, dependendo do orçamento anual aprovado pelo Congresso Nacional, para cumprir com seus compromissos públicos e obrigações contratuais.
Mas analisando melhor, a UFRJ produz riqueza sim, anualmente entrega para a sociedade brasileira, os melhores quadros formados nos seus bancos escolares, nas mais diferentes áreas do conhecimento, o que a colocou com uma das instituições mais respeitadas e consideradas pelo povo brasileiro.
A quem interessa o desmonte de uma instituição com a UFRJ?
Mas não é só isso!
Cabe ao Governo Federal inverter a lógica de submissão ao mercado financeiro, através de instrumentos como controle de gastos e o arcabouço fiscal, garantindo os créditos orçamentários necessários ao funcionamento das organizações que atendem a população, em suas demandas sociais, incluída entre essas a Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Pela imediata retomada do fornecimento de energia no Campus da UFRJ!
Pela liberação urgente de suplementação orçamentária pelo Governo Federal, que permita a UFRJ cumprir seus compromissos e retomar plenamente suas atividades!

*Superintendente do Instituto do Tórax. Ex-Pro Reitor de Finanças, Ex Pro Reitor de Pessoal e EX Coordenador Sintufrj

 

COMENTÁRIOS