Sintufrj vai a Macaé atender demandas dos sindicalizados

Compartilhar:

Além de dirigentes e colaboradores da gestão, a caravana do sindicato mobilizou advogados civil e trabalhista, assessoria de saúde e segurança do trabalho, técnicos do setor de convênios e a comunicação da entidade

FOTOS: RENAN SILVA

Assédio moral, aposentadoria especial, portaria 996, corte de insalubridade foram algumas das várias demandas esclarecidas e assumidas pela direção sindical para buscar solução jurídica ou administrativa via Reitoria dos sindicalizados da UFRJ-Macaé. Este foi o saldo do Sintufrj Tira Dúvidas na quinta-feira, 7 de novembro, no Polo Aloísio Teixeira e no Nupem.
A caravana do sindicato mobilizou dirigentes e colaboradores da gestão, advogados civil e trabalhista, assessoria de saúde e segurança do trabalho, técnicos do setor de convênios e a comunicação da entidade. A maratona começou às 6h30 com a saída da van da sede do Sintufrj, no Fundão, e terminou por volta das 20h com o retorno no mesmo local.
“Uma iniciativa ótima, porque falar presencialmente com o Sintufrj é muito melhor, e esse convívio de conhecer os companheiros à frente da entidade é gratificante. Sei que é uma viagem bate e volta cansativa, mas para gente é muito necessária. Deveriam vir mais vezes”, observou Itamara Pereira Moço, técnica-administrativa da secretaria acadêmica do Polo com 10 anos de UFRJ.
“Fiz um ensaio para a minha aposentadoria com o advogado. Precisava saber dos meus direitos. Tenho doutorado e já cheguei no limite da carreira. A questão agora é o tempo de serviço e a idade. Fui a primeira servidora do campus UFRJ-Macaé, contribui muito com a implantação dos setores acadêmicos. Tenho muito orgulho do meu trabalho”, disse Cristiane Pires Teixeira Pacheco.
No Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem), o principal problema no momento dos técnicos-administrativos em educação é a recente Portaria 996, assinada pelo reitor e que só está valendo, por enquanto, para essa unidade. As profissionais dos Departamentos de Recursos Humanos (DRHs) Thuammya Vasconcelos Bento e Gisele Pereira discordavam de algumas das exigências contidas no documento, por considerarem desnecessárias, e o Sintufrj com o seu jurídico estão analisando o texto do ato oficial.
“A Reitoria deveria ter nos buscado para um diálogo antes de adotar as medidas contidas na portaria. Afinal, está sendo implantado o PGD. Vamos procurar na portaria o que extrapola o Plano de Gestão e Desempenho, que chega para regularizar a jornada de trabalho”, explicou o coordenador-geral do Sintufrj, Esteban Crescente.
Na reunião, ele convocou os trabalhadores dos RHs para a reunião híbrida, na segunda-feira, 11, às 14h, no Espaço Cultural da entidade. Pauta: Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC). O link da reunião seguirá pela rede de transmissão e informada pelos canais digitais do sindicato.
Bem-vindas, companheiras
Thuammya, que por permuta se transferiu do Observatório do Valongo para o Nupem, há oito anos na universidade, e Anna Beatriz dos Santos Salgado, bióloga, aprovado em recente concurso e se tornou servidora da UFRJ em agosto, depois de atuar como extraquadro no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho por 10 anos, se filiaram ao Sintufrj.
Boa notícia
A boa notícia quem recebeu do Sintufrj foi professora associada 4 e sindicalizada da entidade, Angélica Ribeiro Soares. Ela atua no Laboratório de Química Orgânica e desde 2019 deixou de receber a insalubridade. “Naquele ano, solicitei licença de três meses para fazer um curso de capacitação oferecido pela Reitoria e até hoje não tive de volta o adicional. Entrei em contato inúmeras vezes com a Pró-Reitoria de Pessoal e nunca recebi resposta. “Entrei com processo no SEI e o assessor de saúde e segurança do trabalho do sindicato fez o relatório técnico e encaminhou para a CPST e, finalmente, foi agendada a perícia”, comemorou a docente.
Caravana Sintufrj a Macaé – Dirigentes: coordenadores Esteban Crescente, Nivaldo Holmes e Ana Mina; apoiadores: Maria Lenilva e José Carlos Xavier; advogados (Alexandre Fecher e Leandro Mathias), técnico de Saúde e Segurança do Trabalho (Rafael Boher); Convênios (Claudia Azevedo e Graziele Gonçalves) e os repórteres Ana de Angelis e Renan Silva). Atuação local imprescindível do apoiador Milton Madeira.

 

DIRIGENTES, APOIADORES E EQUIPE DE PROFISSIONAIS do sindicato em Macaé para o Sintufrj Tira Dúvidas

COMENTÁRIOS