Categoria em alerta: tem plenária nacional esta semana e reunião do GT-MGI no dia 10

Compartilhar:

Coordenação Geral da Fasubra articulou reunião prévia com equipe técnica do MGI, hoje, dia 4, para buscar maior efetividade sobre a pauta do GT do dia 10 no MGI, como informou a Federação em nota (veja box a seguir).

Nos próximos dias 5, 6 e 7, acontece a Plenária Nacional da Fasubra, em formato virtual, para que a categoria feche a proposta sobre pontos do acordo com o governo, como a Racionalização de Cargos, Reconhecimento de Saberes e Competências, em aspectos como diretrizes, critérios e pontuações entre outros pontos.

Um momento importante de organização da categoria. Não apenas para finalizar o detalhamento das propostas no que toca por exemplo à Racionalização de Cargos e ao incentivo do Reconhecimento de Saberes e Competências. Mas também  para que se garante que, findo o prazo de 180 dias a contar da assinatura do acordo de greve, as conquistas sejam encaminhadas e concretizadas.

No dia 4 passaram-se160 dias desde a assinatura do acordo.

No dia 10, está prevista a próxima reunião do GT Termo de Acordo no Ministério de Gestão e Inovação (MGI), grupo de trabalho instalado em outubro para

Nesta quarta-feira, dia 4, a Fasubra participa de uma roda de conversa com os representantes de outras entidades e técnico do MGI para uma troca de informações e esclarecimento de dúvidas destes profissionais sobre o funcionamento da Carreira. Segundo o coordenador da Fasubra Marcelo Rosa é um bate-papo informal para exposição de pontos, neste caso, sobre a pauta referente à escala de trabalho 12 x 60 (já houve encontro anterior, similar, em que os dirigentes da Federação deram detalhes sobre a necessidade do reposicionamento do grupo de aposentados que em 2005, na época da implantação do PCCTAE, no topo de suas carreiras, foram enquadrados equivocadamente).

Uma espécie de preparação para o dia 10. O GT trata de quatro temas – RSC, Reposicionamento, a criação do cargo amplo de auxiliar em educação e as regras de transição da Progressão por Capacitação. A reunião tem em sua pauta também a jornada de 30 horas semanais.

Mas, Marcelo explica, não há ainda projeto de lei ou decretos publicados sobre o que já foi definido. A entidade, diz ele, vem fazendo pressão e a plenária vai também discutir a necessidade de mobilização para que se concretize o termo de acordo.

O coordenador conta que tem recebido muitas dúvidas de aposentados sobre o que vão receber no próximo ano.  Ele explica que recebem tudo igual aos ativos no que toca às mudanças na tabela e reajustes. Mas ele destaca que, quanto ao reposicionamento, será a correção da situação dos que foram enquadrados incorretamente em 2005.

Nota da Fasubra

REIVINDICAÇÃO DA FASUBRA DE REUNIÃO PREVIA SOBRE ESCALA 12 X 60 É ATENDIDA PELO MGI

 

A Coordenação Geral da FASUBRA solicitou uma reunião prévia com a equipe técnica do MGI para tratar da escala 12 X 60 de forma que o debate da reunião oficial do grupo de trabalho seja mais assertiva no próximo dia 10/12.

Assim, a FASUBRA, que tem tratado com seriedade todo processo negocial sobre os pontos do acordo de greve, se fará presente nesta reunião que foi articulada pela coordenação geral em busca de criar as condições necessárias para execução de um dos itens do termo de acordo.
Esperamos que nossa leitura sobre este item prevaleça na mesa. E assim, possamos garantir mais uma conquista da nossa potente greve.

COMENTÁRIOS