Com tristeza registramos o falecimento da professora do Instituto de Economia (IE), Maria Lucia Teixeira Werneck Vianna, aos 81 anos, ocorrido no dia 16 de dezembro. Ela lecionava Ciências Políticas, foi diretora de Graduação e Administrativa do IE e eleita decana do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) e presidente da Associação dos Docentes da UFRJ (Adufrj), gestão 2017- 2019..
Ex-aluna de graduação da UFRJ, militou no movimento estudantil pela democracia, fez parte do Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional de Estudantes (UNE), junto com Antônio Carlos da Fontoura, Cacá Diegues, Ferreira Gullar e Oduvaldo Vianna Filho, o Vianinha. Com outros 15 estudantes, foi expulsa pelo Decreto-Lei 477/69 durante a ditadura militar.
Maria Lucia lutou pela redemocratização do Brasil, enfrentando perseguição política e prisão. Brilhante acadêmica e uma mulher de garra. Mãe de quatro filhos, nove netos e um bisneto. A professora que nos deixa sempre será lembrada pela comunidade universitária da UFRJ.