MP de 31 de dezembro muda salário e Carreira

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Fasubra fará super live dia 8, às 19h, explicando mudanças

A esperada Medida Provisória que o governo prometeu editar para viabilizar termos do acordo de greve como as mudanças na tabela foi publicada no Diário Oficial da União dia 31.

O conteúdo da MP 1286/2024 (que é extenso e diz respeito a várias carreiras) no que se refere aos técnicos-administrativos em Educação, quanto a repercussão na malha salarial está reproduzido a seguir. Além disso, o GT-Carreira do Sintufrj, preparou tabelas com os reflexos das mudanças que o leitor pode conferir ao final do texto.

Mas, há um porém. Embora garanta a retroação a 1º de janeiro (que faria com que os efeitos pudessem ser percebidos já no salário que será pago no início de fevereiro), o texto menciona que os efeitos financeiros decorrentes da MP ficam condicionados à vigência da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025. Acontece que a aprovação da LOA no Congresso ainda não aconteceu. E agora?

Como a MP levou a mudanças significativas na carreira dos servidores técnico-administrativos em educação e gerou muitas dúvidas, membros da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC) da Fasubra participarão de uma live, no dia 8, quarta-feira, às 19h, transmitida pelas redes sociais da entidade, para explicar os principais pontos da MP.

LOA tem que ser aprovada

A LOA estima receitas e fixa despesas do governo para cada ano. É elaborada pelo Executivo e, para vigorar, deve ser aprovada pelo Congresso Nacional.  A partir de janeiro de 2025, o governo está autorizado a realizar somente despesas essenciais ou obrigatórias. Até que o Congresso vote o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025. Segundo a Agência Senado, o Legislativo, que está em recesso, volta no dia 2 de fevereiro. mas é possível haver convocação extraordinária durante esse período.

Segundo o coordenador de Comunicação da Fasubra Francisco de Assis uma das táticas da Federação para enfrentar esta situação será justamente uma campanha nacional envolvendo todas as entidades para que pressionem os parlamentares em cada estado pela aprovação imediata da LOA.

Os prejuízos deste demora, reflexo da disputa entre o Congresso e o Governo em torno das emendas pix, não se sentirão apenas na demora da execução do reajuste dos servidores. Sem aprovação da lei, o governo só pode utilizar um duodécimo (uma parte de 12) do orçamento. Ou seja, lá vamos nós enfrentar problemas na UFRJ com a falta de recursos para funcionamento, falta de salário de terceirizados etc.

Leia trechos da MP

Diário Oficial da União

Publicado em: 31/12/2024 | Edição: 251-C | Seção: 1 – Extra C | Página: 1

Órgão: Atos do Poder Executivo

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 1.286, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2024

Cria a Carreira de Desenvolvimento Socioeconômico, a Carreira de Desenvolvimento das Políticas de Justiça e Defesa e a Carreira de Fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários, altera a remuneração de servidores e empregados públicos do Poder Executivo federal, altera a remuneração de cargos em comissão, de funções de confiança e de gratificações do Poder Executivo federal, reestrutura cargos efetivos, planos de cargos e carreiras, padroniza e unifica regras de incorporação de gratificações de desempenho, altera as regras do Sistema de Desenvolvimento na Carreira, transforma cargos efetivos vagos em outros cargos efetivos, em cargos em comissão e em funções de confiança, altera a regra de designação dos membros dos conselhos deliberativos e fiscais das entidades fechadas de previdência complementar e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei:

Art. 1º Esta Medida Provisória:

I – cria a Carreira de Desenvolvimento Socioeconômico, a Carreira de Desenvolvimento das Políticas de Justiça e Defesa e a Carreira de Fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários;

II – altera a remuneração de servidores e empregados públicos do Poder Executivo federal;

III – altera a remuneração de cargos em comissão, de funções de confiança e de gratificações do Poder Executivo federal;

IV – reestrutura cargos efetivos, planos de cargos e carreiras;

V – padroniza e unifica regras de incorporação de gratificações de desempenho;

VI – altera as regras do Sistema de Desenvolvimento na Carreira – Sidec;

VII – transforma cargos efetivos vagos em outros cargos efetivos, em cargos em comissão e em funções de confiança; e

VIII – altera a regra de designação dos membros dos conselhos deliberativos e fiscais das entidades fechadas de previdência complementar.

(…)

CAPÍTULO L

DO PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO

Art. 131. A Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, passa a vigorar com as seguintes alterações:

“Art. 5º …………………………………………………………………………………………………..

…………………………………………………………………………………………………………….

III – padrão de vencimento: posição do servidor na escala de vencimento da carreira em função do cargo e nível de classificação;

………………………………………………………………………………………………………………..” (NR)

“Art. 7º Os cargos do Plano de Carreira são organizados em cinco níveis de classificação A, B, C, D e E, de acordo com o disposto no art. 5º,caput, inciso II, no Anexo II e no Anexo II-A.” (NR)

“Art. 7º-A A partir de 1º de janeiro de 2025, os cargos que compõem o Plano de Carreira em cada nível de classificação serão estruturados em dezenove padrões de vencimento, conforme correlação estabelecida no Anexo I-D.” (NR)

“Art. 7º-B Integrarão o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação os seguintes cargos:

I – Técnico em Educação: no nível de classificação D, com atribuições voltadas para o exercício de atividades de apoio técnico, administrativo e logístico, relativas à execução das competências constitucionais e legais das Instituições Federais de Ensino; e

II – Analista em Educação: no nível de classificação E, com atribuições voltadas para o exercício de atividades técnicas, administrativas e logísticas, relativas à execução das competências constitucionais e legais a cargo das Instituições Federais de Ensino.

    • 1º Ficam criados, por transformação dos cargos vagos constantes da Tabela I do Anexo VIII, observado o disposto no art. 7º-C, os seguintes cargos no âmbito do Ministério da Educação, para redistribuição às Instituições Federais de Ensino:

I – quatro mil e quarenta cargos de Técnico em Educação; e

II – seis mil e sessenta cargos de Analista em Educação.

    • 2º O concurso público para ingresso nos cargos a que se refere o § 1º ocorrerá após a sua regulamentação.
    • 3º Poderão ser exigidos outros requisitos de ingresso em razão do exercício da profissão.
    • 4º As áreas, as especialidades, a formação e as atribuições específicas para os cargos a que se refere os incisos I e II docaputserão estabelecidas em regulamento.” (NR)

“Art.7º-C Os cargos vagos e os que vierem a vagar constantes da Tabela III do Anexo VIII ficarão provisoriamente alocados no Ministério da Educação.” (NR)

“Art. 7º-D Fica autorizada a transformação, sem aumento de despesa, dos cargos que vierem a vagar constantes da Tabela II do Anexo VIII nos seguintes cargos:

I – seis mil duzentos e vinte e seis cargos de Técnico em Educação; e

II – nove mil trezentos e quarenta cargos de Analista em Educação.” (NR)

“Art. 7º-E O Ministério da Educação deverá submeter à apreciação e à autorização do Órgão Central do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal – Sipec as transformações dos cargos que vierem a vagar a que se refere o art. 7º-D, observada a adequação orçamentária e financeira.” (NR)

“Art. 8º ………………………………………………………………………………………………….

…………………………………………………………………………………………………………………….

II – planejar, organizar, executar ou avaliar as atividades técnico-administrativas e especializadas relativas às ações de pesquisa, extensão, inovação, gestão e assistência especializada nas Instituições Federais de Ensino; e

III – executar tarefas específicas, utilizando-se de recursos materiais, financeiros e outros de que a Instituição Federal de Ensino disponha, a fim de assegurar a eficiência, a eficácia e a efetividade das atividades de pesquisa, extensão, inovação, gestão e assistência especializada das Instituições Federais de Ensino.

……………………………………………………………………………………………………………” (NR)

“Art. 9º O ingresso nos cargos do Plano de Carreira ocorrerá no padrão inicial do respectivo nível de classificação, mediante concurso público de provas ou de provas e títulos, observados os requisitos de ingresso estabelecidos no Anexo II.

……………………………………………………………………………………………………………” (NR)

“Art. 10-B. A partir de 1º de janeiro de 2025, o desenvolvimento do servidor na carreira ocorrerá pela mudança de padrão de vencimento mediante progressão por mérito ou aceleração da progressão por capacitação.

    • 1º Progressão por mérito é a mudança para o padrão de vencimento imediatamente subsequente, a cada doze meses de efetivo exercício, desde que o servidor apresente resultado fixado em programa de avaliação de desempenho.
    • 2º Na contagem do interstício necessário à progressão por mérito de que trata ocaput, será aproveitado o tempo computado desde a última progressão.
    • 3º Aceleração da progressão por capacitação é a mudança de padrão de vencimento, decorrente da obtenção pelo servidor de certificação em programa de capacitação, compatível com o cargo ocupado, respeitado o interstício de cinco anos de efetivo exercício e cumprida a carga horária mínima em ações de desenvolvimento, nos termos do disposto no Anexo III-A.
    • 4º Para fins de cumprimento do interstício estabelecido no § 3º, deverá ser computado cinco anos de efetivo exercício do servidor para cada mudança de padrão de vencimento decorrente de desenvolvimento na carreira pelo antigo instituto de progressão por capacitação.
    • 5º Para fins de aceleração da progressão por capacitação, cada evento de capacitação deverá ser computado uma única vez.” (NR)

“Art. 12-A. A partir de 1º de janeiro de 2025, o Incentivo à Qualificação será calculado com base no padrão de vencimento percebido pelo servidor, na forma do Anexo IV.

    • 1º Para fins de concessão do Incentivo à Qualificação, o Poder Executivo federal estabelecerá os critérios e os processos de validação dos certificados e títulos, observadas as diretrizes previstas no art. 24, § 2º.
    • 2º O Incentivo à Qualificação de que trata ocaputserá concedido aos servidores que possuírem certificado, diploma ou titulação que exceda a exigência de escolaridade mínima para ingresso no cargo do qual seja titular, independentemente do nível de classificação do cargo ocupado.
    • 3º Os percentuais do Incentivo à Qualificação não são acumuláveis e serão incorporados aos respectivos proventos de aposentadoria e pensão.
    • 4º O Incentivo à Qualificação somente integrará os proventos de aposentadorias e as pensões quando os certificados considerados para a sua concessão tiverem sido obtidos até a data em que se deu a aposentadoria ou a instituição da pensão.” (NR)

“Art. 13. A remuneração dos integrantes do Plano de Carreira será composta do vencimento básico do padrão de vencimento do nível de classificação do cargo ocupado pelo servidor, acrescido dos incentivos previstos nesta Lei e das demais vantagens pecuniárias estabelecidas em lei.

……………………………………………………………………………………………………….” (NR)

“Art. 14. Os vencimentos básicos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação estão estruturados na forma do Anexo I-D, com produção de efeitos financeiros a partir das datas nele especificadas.

………………………………………………………………………………………………………..” (NR)

“Art. 15. …………………………………………………………………………………………

…………………………………………………………………………………………………………………….

    • 6º A parcela complementar de que tratam os § 2º e § 3º não será absorvida por força dos aumentos remuneratórios com efeitos financeiros a partir de 2025 e 2026.” (NR)

Art. 132. O Anexo IV à Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, passa a vigorar na forma do Anexo CCXXIII a esta Medida Provisória.

Art. 133. A Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, passa a vigorar acrescida dos Anexos I-D, II-A, III-A e VIII, na forma dos Anexos CCXXIV, CCXXV, CCXXVI e CCXXVII a esta Medida Provisória.

(…)

Art. 215. Esta Medida Provisória entra em vigor na data de sua publicação.

    • 1º Os efeitos financeiros decorrentes das disposições desta Medida Provisória ficam condicionados à vigência da Lei Orçamentária Anual de 2025.
    • 2º Vigente a Lei Orçamentária Anual de 2025, os efeitos financeiros decorrentes das disposições desta Medida Provisória se iniciarão a partir de 1º de janeiro de 2025, nos termos do art. 117, § 1º, da Lei nº 15.080 , de 30 de dezembro de 2024 – Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2025, respeitadas os marcos temporais iniciais previstos nesta Medida Provisória.
    • 3º O disposto no § 2º observaráo montante autorizado no Anexo V da Lei Orçamentária Anual de 2025, para o exercício financeiro de 2025 e para a despesa anualizada.

Brasília, 31 de dezembro de 2024; 203º da Independência e 136º da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

Cristina Kiomi Mori

Gustavo José de Guimarães e Souza

 

Evolução da Tabela PCCTAE

Verifique sua remuneração a partir de janeiro de 2025. Encontre a tabela correspondente ao seu nível de classificação (A, B, C ou D). Localize sua remuneração atual na tabela de maio de 2023 e encontra, na mesma linha, a remuneração de janeiro de 2025 e de abril de 2026.

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