O grupo de trabalho Antirracista do Sintufrj iniciou as atividades do ano com o estudo do “Pequeno Manual Antirracista” da filósofa, professora e militante feminista antirracista brasileira Djamila Ribeiro, em reunião híbrida nesta quarta-feira, 19 de fevereiro. Em sua obra ela defende que o racismo é um desafio para toda a sociedade brasileira devido ao passado escravocrata.
Foram estudados três capítulos: “Informe-se sobre o racismo”; “Enxergue a negritude”; “Transforme seu ambiente de trabalho”.
“Separamos uns três capítulos, conversamos sobre as implicações dos temas trazidos pelo livro não só para nossa vida mais para nossa prática cotidiana. Conversamos sobre casos os quais vivemos e até alguns ligados ao nosso trabalho na universidade. E dialogamos sobre a ligação disso tudo com a luta do nosso GT Antirracista e como podemos usar esse conhecimento para colocá-lo em prática, para ajudar a reverter as situações/dificuldades. O último capítulo, que continuaremos a ver no grupo de zap trata exatamente da mudança do ambiente de trabalho, para torná-lo mais acessível e justo para o trabalhador negro”, explicou Hilem Moises, integrante do GT.
A próxima atividade será no dia 19 de março. Neste dia o GT pretende promover encontro de movimentos antirracistas e coletivos negros.