No anúncio do programa, presença do Sintufrj e da Fasubra impediu que a coordenadora da CPST, Sara Menezes, fosse chamada para a mesa. Servidores a denunciaram por assédio moral
A partir do retorno do recesso de carnaval, os 12.366 servidores da UFRJ começarão a passar pelos procedimentos médicos obrigatórios e preventivos. Os profissionais do Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis (Hesfa) e da Faculdade Nacional de Direito (FND) serão os primeiros.
O Programa de Exames Médicos Periódicos foi lançado nesta segunda-feira, 24, pela Pró-Reitoria de Pessoal (PR4), em cerimônia no auditório Hélio Fraga, e funcionará em convênio com a Caixa Assistencial Universitária do Rio de Janeiro (Caurj) durante quatro anos.
Fora, Sara!
A presença do Sintufrj e da Fasubra impediram que atual coordenadora da Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador (CPST), Sara Menezes, fosse chamada para a mesa. Ela está sendo denunciada pelos servidores como assediadora e responsável pelo desmonte da unidade Siass 50.
Programa
O programa foi estruturado pela comissão criada pela PR4 e composta por médicos e outros profissionais da CPST com base no projeto original idealizado pelo ex-gestor do órgão, Eduardo Oliveira dos Santos, que está à frente do trabalho.
O superintende-geral da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PR3), George Pereira da Gama Junior, foi o responsável pela interlocução com o Ministério de Gestão e Inovação (MGI) para garantir o remanejamento dos recursos da assistência médica e odontológica do orçamento da UFRJ para a assistência médica, num total de R$ 1.885 milhão, que chegará por meio da Caurj.
“Este momento tem um simbolismo muito grande, porque apesar do exame periódico ser uma ação rotineira, na UFRJ não era realizado há 27 anos por entraves burocráticos e financeiros. É uma conquista dos trabalhadores e vejo aqui, hoje, rostos de muitos dos que lutaram pelo exame”, disse a pró-reitora de Pessoal Neuza Luzia.
