Um dos mais importante processos eleitorais dos trabalhadores em Educação da UFRJ já está a pleno vapor.
Pouco depois da eleição dos membros da Comissão Interna de Supervisão da Carreira, fundamental instância institucional para acompanhar o desenvolvimento do PCCTAE na UFRJ, a reestruturação e as mudanças na Carreira que conquistamos na última greve, agora a categoria mergulha em outro processo eleitoral, desta vez para a diretoria executiva do Sintufrj e seu Conselho Fiscal, para um mandato de três anos (de 2025 a 2028).
Quando será? Onde posso votar? Como? Quem compõem as chapas concorrentes?
Quando – Segundo o calendário previsto no edital, o período para a campanha já começou para as eleições marcadas para os dias 14, 15 e 16 de abri. O horário é das 9h às 17h. Em unidades de funcionamento ininterrupto será de 7h às 20h e nas de funcionamento noturno, será de 9h às 20h. A apuração será dia 16 de abril e a proclamação do resultado, dia 17. O segundo turno, se houver, será dias 6, 7 e 8 de maio, com apuração no dia 8 e com proclamação do resultado dia 9. A posse da diretoria eleita está prevista para 19 de maio.
Quais as chapas concorrentes – Os coletivos que compões as chamas, pela ordem de inscrição são:
A Chapa 20, “Unidade, Democracia E Luta – Sintufrj Participativo”, reúne os coletivos políticos UNIR, MCL, UC e independentes.
A Chapa 10, “Alternativa de Combate”, é composta de militantes do movimento Combate e independentes.
A Chapa 30, “TAEs Na Luta Pelo Nosso Futuro” é formada pelos coletivos TAEs na Luta, Travessia e independentes.
Mas atenção: o eleitor deve votar primeiro para escolha da diretoria executiva (concorrem três chapas) e, depois, para o Conselho Fiscal (só concorrem membros de uma chapa, a 20).
Veja quem são os candidatos ao final da matéria.
Quem pode votar – todos servidores técnicos administrativos e docentes ativos e aposentados filiados ao Sintufrj e aptos a votar (conforme o estatuto). A relação dos filiados com direito a voto ( o colégio eleitoral) pode ser consultada na aba logo na abertura do site do Sintufrj está
Como – A votação é presencial, facultativa e secreta, em urnas eletrônicas disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral. Segundo o regimento é obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto.
Onde – Veja a seguir quantas e quais são as seções eleitorais, onde estarão as urnas e onde haverá seções para votos em separado.
Saiba onde estão as seções e quantos são seus eleitores
Clique em Quadro de eleitores
Clik no link Eleitores para ver a lista por ordem alfabética
e local de votação
Saiba onde votar
O CPD do Sintufrj oferece ao servidor, um link do site para consulta de local de votação, baseado na listagem atualizado.
https://sintufrj.org.br/cpd/eleicao2025
Site tem aba dedicada às eleições
A íntegra do edital, colégio eleitoral e demais informações sobre o processo podem ser acessadas no link
Eleições Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do Sintufrj – 2025/2028
Quem são os integrantes de cada chapa?
Conheça a nominata por ordem de inscrição das chapas: