Categoria dá posse à nova direção do Sintufrj

Compartilhar:

 

Houve renovação de 60% dos quadros dirigentes, embora a coordenação da entidade continue liderada pelas forças políticas da gestão que se encerrou

Ao som do Hino Nacional e da Internacional Socialista e com a categoria ocupando a maioria das cadeiras do auditório do Centro de Tecnologia (CT), a gestão 2025-2028 do Sintufrj, eleita em abril, assumiu a direção da entidade, na manhã/noite desta segunda-feira, 19 de maio.

O ato político foi transmitido pelas redes sociais da entidade e a solenidade teve transcrição em libras. O evento foi conduzido pelas ex-dirigentes Marta Batista e Anai Estrela – elas integraram coordenações do mandato que se encerrou.

Os três atuais coordenadores-gerais – Sharon Stèfani, Esteban Crescente e Francisco de Assis – compuseram a mesa principal. As lutas da categoria continuarão sendo conduzidas pelas forças políticas que atuaram juntas na direção anterior: Unidade, Resistência e Luta (Unir), Movimento Luta de Classes (MLC), e Unidade Classista (UC), mas houve renovação de 60% de seus quadros.

Além dos 28 coordenadores das oito coordenações e os quatro suplentes, também foram empossados os cinco efetivos e seus respectivos suplentes no Conselho Fiscal.

A novidade anunciada foi a criação de cinco departamentos:  Solidariedade aos Terceirizados, sob a responsabilidade de Victor Silva (PE2); políticas para os Hospitais, com a participação de Everlainy Cangussu (INDC), Marlene Novenas (HUCFF) e Rodrigo Martins (HUCFF); Enfrentamento ao Assédio Moral, que será coordenador por Aline Silveira (CPST) e Anai Estrela (aposentada da Odontologia); Corrida e Jogos de Mesa, com João Boro; e Anticapacitista, com Durval Santana (Museu Nacional).

A Fasubra, federação dos técnicos-administrativos em educação, DCE Mário Prata e representantes de outras entidades sindicais participaram do ato, como também dirigentes dos partidos políticos UP, PT, PCB e Psol.

A mobilização em prol do mandato do deputado Glauber Braga (Psol), que não compareceu porque está em caravana pelo país, foi lembrada. Em nome da categoria na UFRJ falou o ex-coordenador do Sintufrj e ex-pró-reitor de Pessoal Roberto Gambine.

Em discurso de abertura do evento, e de despedida das tarefas como coordenadora sindical, Marta Batista ressaltou o trabalho da gestão passada, “ainda numa conjuntura do governo Bolsonaro”, para tirar o sindicato do imobilismo.

“Nós começamos a gestão com muita luta, muita resistência. Conseguimos eleger novamente um governo democrático, organizamos caravanas a Brasília e construímos uma greve vitoriosa. Então, o que está acontecendo hoje, aqui com essa posse, é a reeleição desse projeto político sindical”, pontuou.

Na luta sempre

Anai Estrela agradeceu aos coletivos políticos, aos trabalhadores do Sintufrj, aos caravaneiros e aos familiares e amigos presentes, e “a todos que estiveram sempre na luta nessa gestão, e que continuem apoiando a direção da entidade. Nós estaremos aqui sempre para lutar pelos servidores sindicalizados”, prometeu.

Roberto Gambine agradeceu a diretoria que se despedia e a que tomava posse pelo convite e a todos que estavam no auditório do CT. “Estou feliz e emocionado de estar aqui. Pelas histórias que vivi, o Sintufrj tem um papel importantíssimo na minha vida, na minha trajetória. Temos, sim, que comemorar bastante quando a gente conclui o processo para uma nova diretoria, porque estamos reafirmando o nosso poder de organização, a nossa capacidade de estabelecer autonomamente a forma como vamos enfrentar a realidade, a luta pelos nossos direitos, a luta por aquilo que consideramos ser dignidade para o trabalhador”, afirmou.

Manifestações

O coordenador do Movimento Luta de Classes (MLC), Raul Bittencourt, afirmou: “Essa direção foi fundamental nas lutas do serviço público e mais do que isso: de toda a classe trabalhadora. Nós, do MLC, acreditamos que o movimento sindical tem um papel histórico de transformação da sociedade, de recuperar a luta pelos direitos, de lutar contra o fascismo e contra essa nefasta jornada de 6 X1 e defender a redução da jornada de trabalho igual para todos”.

Rodrigo Ribeiro, coordenador-geral da Asunirio: “O Sintufrj é uma referência na luta nacional e quando a gente tem um sindicato que se renova, inclusive com os aposentados, a gente se enche de esperança. Temos muito ainda a conquistar, como as 30 horas, e avançar nas conquistas da greve ainda em disputa na Comissão Nacional de Supervisão da Carreira, e a UFRJ e a Unirio voltarem a ter hospitais cem por cento públicos e sob o controle dos trabalhadores”.

“Parabenizo todo esse pessoal, que foi eleito com mais de 70% dos votos válidos, o que significa que a responsabilidade deles aumentou. Eu estou aqui para ajudar nas mobilizações e em todas as frentes de luta. As correntes políticas unidas para vencermos todas!”, saudou o técnico-administrativo do CT e dirigente do PT de Nova Iguaçu.

“Fico muito honrada e muito orgulhosa de poder fazer essa saudação como presidente estadual no Rio de Janeiro da UP e por ter dentro dessa categoria vários companheiros da Unidade Popular. Um partido que está hoje aqui para renovar o compromisso de que esse sindicato continuará na luta. Estamos juntos, companheiros. Viva a nova gestão do Sintufrj!”, comemorou Juliete Pantoja.

 

 

COMENTÁRIOS