Prefeitura Universitária faz obras de pavimentação no Fundão

Compartilhar:

Projeto está sendo executado em parceria com a Petrobras/Cenpes e a COPPE

A Prefeitura Universitária está pavimentando determinados trechos do campus da Ilha do Fundão. A pavimentação, iniciada no fim de abril, faz parte de projeto feito em parceria com a Petrobras/Cenpes e a COPPE para promover sustentabilidade na infraestrutura viária com misturas asfálticas com práticas sustentáveis.
A pavimentação exigirá interdição parcial ao tráfego de trechos na pista de rolamento. Desta forma, a prefeitura solicita que a comunidade acadêmica tente evitar as regiões afetadas, buscando rotas alternativas, nos dias de pavimentação das vias. O prefeito Marcos Maldonado calcula que a recuperação de todos os trechos envolvidos no projeto leve cerca de 90 dias.
O trabalho foi iniciado na saída do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) e agora em maio começa a tomar a Cidade Universitária. Ela será executada em etapas, de acordo com o material disponibilizado pela parceria com a Petrobras e a COPPE e ainda contemplará os demais trechos da Avenida Horácio Macedo (até rotatória da Samira Mesquita), Avenida Pedro Calmon, Largo Wanda de Oliveira e Avenida Carlos Chagas Filho.
“A comunidade universitária tem muito a ganhar com esta parceria, já que o projeto irá recuperar trechos de asfalto degradado que podem colocar em risco a segurança de motoristas e pedestres que circulam pelo campus. A intenção é requalificar a infraestrutura urbana, aumentando a fluidez e a segurança no trânsito, assegurando a integridade do corpo social e a conservação dos veículos através da pavimentação em locais estratégicos com asfalto mais durável, de maior qualidade e com características mais sustentáveis. Apesar das restrições orçamentárias, estamos sempre buscando alternativas para fazer a UFRJ cada vez melhor”, afirma o prefeito Marcos Maldonado. (FOTOS: Renan Silva)

O projeto contará com as seguintes etapas

• Levantamento Topográfico: coleta de dados planialtimétricos para garantir uma pavimentação segura e durável.
• Estudos de Dosagem: desenvolvimento de misturas asfálticas otimizadas para resistência e durabilidade.
• Execução de asfalto: aplicação das novas misturas asfálticas por uma empresa especializada nas faixas de rolamento.
• Monitoramento e Avaliação.

COMENTÁRIOS