COMUNICADO
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vem a público informar que, embora vivencie uma crise financeira decorrente de insuficiência de recursos repassados às universidades federais em 2023, as empresas são contratadas para fornecimento de mão-de-obra para serviços especificados em edital.
Desta forma, o pagamento é efetuado diretamente aos empregados pela empresa prestadora de serviços. Caso não estejam sendo cumpridos prazos contratuais de pagamento aos terceirizados, sanções contratuais serão aplicadas após a devida apuração.
Destaca-se que o pagamento dos empregados deve ser efetuado até o quinto dia útil do mês seguinte ao período de prestação de serviços. A UFRJ realiza o fechamento do mês, autoriza o faturamento do serviço e realiza o pagamento à empresa contratada pelas atividades realizadas. A Universidade pode estar levando os gestores da instituição a elencar prioridades, mas não compactua com o atraso de pagamentos de profissionais, pois a prioridade sempre é o ser humano.