Educação

Capacitação SINTUFRJ

PROJETO UNIVERSIDADE PARA OS TRABALHADORES 2018

 

CURSOS DE CAPACITAÇÃO / SINTUFRJ

 

EDITAL PROCESSO DE INSCRIÇÃO

 

1. PODEM SE INSCREVER NOS CURSOS DO SINTUFRJ:

 

a) Servidores técnico-administrativos em educação da UFRJ filiados ao SINTUFRJ que estejam em dia em suas relações com o sindicato, de acordo com o estatuto da entidade;

 

b) Dependentes diretos de servidores técnico-administrativos em educação da UFRJ;

 

c) Prestadores de serviços na UFRJ e extraquadro devidamente comprovado pela Direção da Unidade em que trabalha.

 

Observação: Todo servidor técnico-administrativo em educação (item 1.a) que se inscrever estará automaticamente selecionado.

 

2. DATA DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO

 

DE SELEÇÃO: 06 a 16 de março de 2018.

 

3. LOCAIS DE INSCRIÇÃO:

 

• Sede do Sindicato: (8:00 às 16:00h). Praça Jorge Machado Moreira, s/n – Cidade Universitária – Ilha do Fundão – Rio de Janeiro, RJ. Telefones: 21 3194-7100 / 3194-7101

 

• Subsede do Sindicato na Praia Vermelha: (8:00 às 16:00h). Av. Paster, 250, fundos. Telefone: 2542-9143.

 

4. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

 

• Servidores técnico-administrativos em educação da UFRJ:

 

Documento de identidade;

 

Comprovante de sindicalização (contracheque e/ou carteirinha do sindicato atualizada).

 

• Dependentes de servidores técnico-administrativos em educação:

 

Documento de identidade;

 

Comprovante de dependente de sindicalizado (carteira de identidade do dependente e

 

comprovante de sindicalização do responsável ou declaração de dependente emitida

 

pelo sindicato).

 

• Prestadores de serviços na UFRJ:

 

Documento de identidade;

 

Declaração do setor de pessoal da unidade da UFRJ onde presta seus serviços.

 

5. NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS E

 

DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS POR CATEGORIA:

 

Serão oferecidas 20 vagas por turma.

 

A distribuição das vagas será feita segundo a seguinte ordem de prioridades:

 

a) Servidores técnico-administrativos em educação definidos pelo item 1.a deste edital;

 

b) Dependentes definidos pelo item 1.b deste edital até o limite de 75% das vagas restantes;

 

c) Demais inscritos definidos pelo iten 1.c deste edital.

 

6. HORÁRIOS E LOCAIS DO CURSOS:

 

 

7.  DISPOSIÇÕES GERAIS:

 

7.1. Para que a Certificação seja concedida, o aluno deverá ter, no mínimo, 75% de frequência;

 

7.2. Os casos omissos ou situações não previstas por este Edital serão resolvidos pela Coordenação de Educação, Cultura e Formação Sindical do SINTUFRJ.

 

8. EMENTAS:

 

CURSO DE ESPANHOL INSTRUMENTAL

 

ESTRATÉGIAS DE LEITURA / INICIAL

 

Capacitar técnicos-administrativos e docentes da UFRJ para a prática de leitura instrumental em língua espanhola. Serão trabalhados textos autênticos de diferentes tipologias, gêneros e temáticas com o objetivo de preparar o aluno para a compreensão leitora, através do uso de estratégias de leitura.

 

CURSO DE ESPANHOL INSTRUMENTAL

 

ESTRATÉGIAS DE LEITURA / INTERMEDIÁRIO

 

Capacitar técnicos-administrativos e docentes da UFRJ para a prática de leitura instrumental em língua espanhola. Serão trabalhados textos autênticos de diferentes tipologias, gêneros e temáticas, abrangendo textos acadêmicos, documentos administrativos, provas de processo seletivo para cursos de graduação e pós-graduação, entre outros.

 

METODOLOGIA DE PESQUISA

 

Compreender e aplicar os princípios da metodologia de pesquisa, a fim de aplicá-los na produção de projetos e pesquisas acadêmicas, supondo-se que a partir deste seja possível contribuir com o processo de adaptação do estudante, possibilitando ferramentas de inserção na pós-graduação, minimizando suas dificuldades e apreensões quanto à produção acadêmico-científica.

 

REDAÇÃO ACADÊMICA

 

Trabalhar várias formas de textos acadêmicos, com foco nas particularidades de cada um deles. Discutir algumas questões gramaticais que podem incomodar quem escreve, dando ênfase sempre ao que é mais produtivo e recorrente na escrita universitária. Capacitar os servidores técnico-administrativos que ao final de muitos cursos de graduação ou pós-graduação precisam elaborar um trabalho de conclusão, apresentando um estudo um pouco mais longo e detalhado sobre tema de seu interesse.

 

INGLÊS INSTRUMENTAL

 

Estratégias de leitura

 

Capacitar técnicos-administrativos e docentes da UFRJ para a prática de leitura instrumental em língua inglesa. Serão trabalhados textos autênticos de diferentes tipologias, gêneros e temáticas, abrangendo textos acadêmicos, jornalísticos, documentos administrativos, provas de processo seletivo para cursos de pós-graduação, entre outros.

 

INGLÊS INSTRUMENTAL

 

Estratégias de leitura para provas de Mestrado e Doutorado

 

Capacitar técnicos-administrativos e docentes da UFRJ para a prática de leitura instrumental em língua inglesa. Serão trabalhados textos acadêmicos autênticos de diferentes áreas de conhecimento, de acordo com a demanda dos alunos, e provas de processo seletivo para cursos de mestrado e doutorado.

 

VIVENCIANDO A HISTÓRIA DO RIO DE JANEIRO

 

Apresentar a História do Rio de Janeiro, do seu passado tupinambá aos dias atuais, utilizando os recursos visuais disponíveis (desenhos, quadros e fotografias). Destacar os principais momentos históricos, a formação cultural e social, a partir de uma abordagem das ciências sociais(História, Geografia, Antropologia). Privilegiar a vivência do aluno nos espaços e locais visitados, através das Aulas de Campo. Apresentar e destacar os Museus e demais Centros de Culturais que estão disponíveis em nossa cidade.

 

SAÚDE COMPLEMENTAR E

 

QUALIDADE DE VIDA – MÓDULO 1

 

Apresentação da História da Saúde no Brasil. Promover o conceito de saúde de acordo com os princípios da OMS (Organização Mundial da Saúde) como um completo estado de bem-estar físico, mental e social, não apenas ausência de doença. Discutir temas relacionados à promoção da saúde coletiva, com destaques sobre a promoção da saúde mental e social. Cuidados básicos sobre Saúde do Trabalhador no ambiente hospitalar. Noções de Fisiologia humana com o objetivo de compreender como funciona nosso organismo e a partir daí promover novos hábitos de alimentação, valorização da atividade física, discutir temas ligados à necessidade de prevenção das doenças sociais. Noções de imunologia, desenvolvendo medidas profiláticas ao combate de doenças como Febre Amarela, Dengue, Chikungunya, Zika envolvendo as campanhas de vacinação do governo federal.

 

GESTÃO DE CONFLITOS NO TRABALHO

 

Contribuir na identificação das principais causas dos conflitos nas instituições públicas. Identificar quando um conflito precisa de intervenção. Ajudar a diminuir as consequências negativas diante dos conflitos inerentes às relações humanas. Favorecer a qualidade de vida no trabalho. Nesse sentido, o curso abordará diferentes aspectos teóricos sobre conflitos no ambiente de trabalho visando articular a teoria com a vivência dos alunos.