Preparatório para Mestrado e Doutorado 2019
Preparatório para Mestrado e Doutorado 2019
PROJETO UNIVERSIDADE PARA OS TRABALHADORES 2019
CURSOS DE CAPACITAÇÃO /SINTUFRJ
CURSO PREPARATÓRIO PARA MESTRADO E DOUTORADO /SINTUFRJ
(Preparatório para acesso aos cursos de Pós-graduação)
EDITAL PROCESSO DE INSCRIÇÃO
1. PODEM SE INSCREVER NOS CURSOS DO SINTUFRJ:
a) Servidores técnico-administrativos em educação da UFRJ filiados ao SINTUFRJ que estejam em dia em suas relações com o sindicato, de acordo com o estatuto da entidade.
b) Dependentes diretos de servidores técnico-administrativos em educação da UFRJ.
c) Prestadores de serviços na UFRJ há mais de 1 ano devidamente comprovado pela Direção da Unidade em que trabalha.
Observação: O servidor técnico-administrativo em educação (item 1.a) terá prioridade no preenchimento das vagas.
2. DATA DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO: 25 a 28 de fevereiro e 11 a 15 de março de 2019.
3. LOCAIS DE INSCRIÇÃO:
• Sede do Sindicato: (9:00 às 17:00h). Praça Jorge Machado Moreira, s/n – Cidade Universitária – Ilha do Fundão – Rio de Janeiro, RJ. Telefones: 21 3194-7100 / 3194-7101
• Subsede do Sindicato HUCFF Subsolo / Hall dos Elevadores: (8:00 às 16:00h). Rua Rodolpho Paulo Rocco, 255 – Cidade Universitária – Ilha do Fundão – Rio de Janeiro, RJ. Telefone: 21 3938-6149
• Subsede do Sindicato na Praia Vermelha: (10:00 às 16:00h). Av. Paster, 250 fundos – Urca – Rio de Janeiro, RJ. Telefone: 21 2542-9143.
4. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
• Servidores técnico-administrativos em educação da UFRJ:
_Documento de identidade;
_Comprovante de sindicalização (contracheque e/ou carteirinha do sindicato atualizada).
• Dependentes de servidores técnico-administrativos em educação:
_Documento de identidade;
_Comprovante de dependente de sindicalizado (carteira de identidade do dependente e comprovante de sindicalização do responsável ou declaração de dependente emitida pelo sindicato).
• Prestadores de serviços na UFRJ:
_Documento de identidade;
_Declaração do setor de pessoal da UFRJ onde presta seus serviços.
5. NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS E DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS POR CATEGORIA:
Serão oferecidas 25 vagas por turma.
A distribuição das vagas será feita segundo a seguinte ordem de prioridades:
a) Servidores técnico-administrativos em Educação definidos pelo item 1.a deste edital;
b) Dependentes definidos pelo item 1.b deste edital até o limite de 75% das vagas restantes;
c) Demais inscritos definidos pelo item 1.c deste edital.
6. PROCESSO DE SELEÇÃO
Conforme definido pelo item 1.a, os servidores técnico-administrativos em educação da UFRJ terão prioridade no preenchimento das vagas.
Caso o número de candidatos supere o de vagas oferecidas, estas serão distribuídas com base em um sorteio público, em data e local que serão definidos pela Coordenação de Educação, Cultura e Formação Sindical, com ampla divulgação nas mídias e redes sociais do SINTUFRJ.
7. HORÁRIOS E LOCAIS DO CURSOS:
Curso | Local | Horário | Dia da Semana | Período | Vagas |
Redação Acadêmica (40 horas) | Praia Vermelha / ECO | 15:30 às 17 h | Quinta-feira | 21/03 a 18/07 | 25 |
Metodologia de Pesquisa – Módulo A (40 horas) | Praia Vermelha / ECO | 15:30 às 17 h | Quarta-feira | 20/03 a 17/07 | 25 |
Inglês Instrumental III | Praia Vermelha / ECO | 14 às 15:30 h | Quarta-feira | 20/03 a 17/07 | 25 |
Metodologia de Pesquisa – Módulo A (40 horas) | Centro / IFCS | 15:30 às 17 h | Segunda-feira | 25 | |
Espanhol Instrumental Inicial (40 horas)
| Centro / IFCS | 15:30 às 17 h | Quarta-feira | 20/03 a 17/07 | 25 |
Metodologia de Pesquisa – Módulo A (40 horas) | Fundão / CT | 15:30 às 17 h | Terça-Feira | 19/03 a 16/07 | 25 |
Inglês Instrumental I (40 horas) | Fundão / CT | 10:30 às 12 h | Quarta-feira | 20/03 a 17/07 | 25 |
Inglês Instrumental II (40 horas)
| Fundão / CT | 09 às 10:30 h | Quarta-feira | 20/03 a 17/07 | 25 |
Espanhol Instrumental Intermediário II (40 horas)
| Fundão / CT | 09 às 10:30 h | Quarta-feira | 20/03 a 17/07 | 25 |
Redação Acadêmica (40 horas) | Fundão / CT | 10:30 às 12 h | Quinta-feira | 21/03 a 18/07 | 25 |
8. DISPOSIÇÕES GERAIS:
8.1. Para que a Certificação seja concedida, o aluno deverá ter, no mínimo, 75% de frequência;
8.2. Os casos omissos ou situações não previstas por este Edital serão resolvidos pela Coordenação de Educação, Cultura e Formação Sindical do SINTUFRJ.
9. EMENTAS:
ESPANHOL INSTRUMENTAL INICIAL
Capacitar técnicos administrativos e docentes da UFRJ para a prática de leitura instrumental em língua espanhola. Serão trabalhados textos autênticos de diferentes tipologias, gêneros e temáticas com o objetivo de preparar o aluno para a compreensão leitora, através do uso de estratégias de leitura.
ESPANHOL INSTRUMENTAL INTERMEDIÁRIO 2
Capacitar técnicos administrativos e docentes da UFRJ para a prática de leitura instrumental em língua espanhola. Serão trabalhados textos autênticos de diferentes tipologias, gêneros e temáticas, abrangendo textos acadêmicos, documentos administrativos, provas de processo seletivo para cursos de graduação e pós-graduação, entre outros.
METODOLOGIA DE PESQUISA
Compreender e aplicar os princípios da metodologia de pesquisa, a fim de utilizá-los na produção de projetos e pesquisas acadêmicas, supondo-se que a partir deste seja possível contribuir com o processo de adaptação do estudante, possibilitando ferramentas de inserção na pós-graduação, minimizando suas dificuldades e apreensões quanto à produção acadêmica e de pesquisa. A ciência e a produção do conhecimento científico; as concepções teóricas do conhecimento; a pesquisa científica: natureza teórico-prática; o projeto e o relatório de pesquisa; as etapas da pesquisa científica; avaliação de projetos; estruturação de projetos e elaboração de relatórios de pesquisa de acordo com as normas e organização do texto científico (normas da ABNT/UTFPR).
REDAÇÃO ACADÊMICA
Trabalhar várias formas de textos acadêmicos, com foco nas particularidades de cada um deles. Discutir algumas questões gramaticais que podem incomodar quem escreve, dando ênfase sempre ao que é mais produtivo e recorrente na escrita universitária. Capacitar os servidores técnicos-administrativos que ao final de muitos cursos de graduação ou pós-graduação, precisam elaborar um trabalho de conclusão, apresentando um estudo um pouco mais longo e detalhado sobre tema de seu interesse.
INGLÊS INSTRUMENTAL I – INTRODUTÓRIO
Pontos gramaticais ressaltados durante a leitura, em nível introdutório: a) relações de tempo estabelecidas pelos tempos verbais: presente, passado, probabilidade; b) elementos de coesão textual: pronomes e palavras de ligação; c) grupos nominais: adjetivo/substantivo, adjetivo/substantivo, substantivo/substantivo; d) processos de afixação e de formação de palavras. Utilização de conhecimento prévio; Uso do contexto; Compreensão das dicas tipográficas e dos elementos universais; Estudo dos falsos cognatos; Compreensão de itens lexicais; Compreensão dos elementos de referência; Utilização de dicionários on-line.
INGLÊS INSTRUMENTAL II – BÁSICO
Pontos gramaticais ressaltados durante a leitura, em nível básico: a) relações de tempo estabelecidas pelos tempos verbais: presente, passado, probabilidade; b) elementos de coesão textual: pronomes e palavras de ligação; c) grupos nominais: adjetivo/substantivo, adjetivo/substantivo, substantivo/substantivo; d) processos de afixação e de formação de palavras. Utilização de conhecimento prévio; Uso do contexto; Compreensão das dicas tipográficas e dos elementos universais; Estudo dos falsos cognatos; Compreensão de itens lexicais; Compreensão dos elementos de referência; Utilização de dicionários on-line; Realização de tradução de textos.
INGLÊS INSTRUMENTAL III – INTERMEDIÁRIO
Pontos gramaticais ressaltados durante a leitura, em nível básico, em nível intermediário: a) relações de tempo estabelecidas pelos tempos verbais: presente, passado, probabilidade; b) elementos de coesão textual: pronomes e palavras de ligação; c) grupos nominais: adjetivo/substantivo, adjetivo/substantivo, substantivo/substantivo; d) processos de afixação e de formação de palavras. Utilização de conhecimento prévio; Uso do contexto; Compreensão das dicas tipográficas e dos elementos universais; Estudo dos falsos cognatos; Compreensão de itens lexicais; Compreensão dos elementos de referência; Utilização de dicionários on-line; Realização de tradução de textos.