Consuni altera calendário da pesquisa

Compartilhar:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Inscrição será dias 20 e 21 e campanha, de 22 a 1º de abril

definição da proposta de regimento para normatização da pesquisa sobre o processo sucessório da Reitoria, que estava prevista para a sessão do Conselho Universitário do dia 14 de fevereiro, foi adiada para terça-feira 19.
A decisão foi aprovada na sessão do Consuni realizada no próprio dia 14. O órgão colegiado também alterou o calendário da pesquisa: a inscrição de candidaturas será dias 20 e 21 de fevereiro junto à Comissão Coordenadora da Pesquisa (CCP) e o período de campanha e debates vai do dia 22 até 1º de abril.
Pelas normas já aprovadas no Consuni, ainda em dezembro de 2018, a pesquisa terá caráter informativo e não vinculante à elaboração da lista tríplice, que é atribuição do Colégio Eleitoral.

Comissão
A sessão do Consuni foi adiada porque ainda faltavam alguns nomes para composição integral da Comissão de Coordenação da Pesquisa, que acabaram no-
meados na própria sessão. A composição inicial da comissão foi designada em portaria publicada no dia 25 de janeiro, e na portaria do dia 11 de fevereiro foram designados os representantes dos técnicos-administrativos.
A comissão, com as atribuições de coordenar, organizar e executar todas as fases do processo, realizou as primeiras reuniões nos dias 11 e 13, mas avaliou que não tinha quórum para deliberações importantes, como a proposta de regimento. Por isso, nova reunião foi realizada no dia 15 pela manhã. Como informou a coordenadora-geral do Sintufrj e representante técnico-administrativa no Consuni, Gerly Miceli, nesta reunião os presentes fizeram a escolha da presidente e do vice-presidente da comissão, Cristina Miranda e Bruno Diaz, e da secretária-geral, Selene Maia.
A comissão iniciou as discussões sobre o regimento, mas diante da necessidade de aprofundar o debate e de compromissos já agendados por parte de alguns componentes decidiu-se que nova reunião seria marcada para segunda-feira, dia 18, para finalizar a proposta, que deve ser apresentada no Consuni extraordinário do dia 19 de fevereiro.
A escolha dos nomes que comporão as listas tríplices será no dia 30 de abril em reunião conjunta dos Colegiados Superiores da UFRJ (Consuni, Conselho de Ensino de Graduação, Conselho de Ensino para Graduados e Conselho de Curadores) que constituirão o Colégio Eleitoral.
A elaboração das listas seguirá a legislação em vigor. Os candidatos deverão formalizar pedido de inscrição na Secretaria de Órgãos Colegiados nos dias 24 e 25 de abril.
Em paralelo ao calendário institucional, a universidade começa a viver a efervescência dos debates sobre a constituição de diretrizes para a próxima gestão e de construção de chapas. A tendência é que estes debates, iniciados com a constituição da Frente pela UFRJ no final de 2018, ganhem mais peso nas próximas semanas. O Sintufrj expressou a opinião da sua direção sobre o processo através do editorial publicado na página 3.

Calendário

O Consuni manteve o formato do calendário aprovado no fim do ano passado, alterando apenas as datas das etapas.

Inscrição de candidaturas de participação na pesquisa – dias 20 e 21 de fevereiro, junto à CCP;
Período de campanha de debates – de 22 a 1º de abril;
Primeiro turno da pesquisa dias 2, 3 e 4 de abril;
Divulgação de resultados – 5 de abril;
Eventual segundo turno – 15, 16 e 17 de abril;
Divulgação de resultado – 18 de abril;
Colégio Eleitoral se reúne no dia 30 de abril.

COMENTÁRIOS