Horto Universitário recebe estudantes da rede pública na Semana da Árvore

Compartilhar:

Horto Universitário recebe estudantes da rede pública na Semana da Árvore

  

O Horto da UFRJ comemorou a Semana da Árvore de 23 a 26 de setembro distribuindo mudas de plantas e recebendo estudantes da educação infantil ao ensino médio das escolas públicas do entorno do campus Fundão e a comunidade universitária para visitas guiadas e participação nas oficinas, onde foi ensinada a importância para a vida de se cuidar do meio ambiente.

A iniciativa se repete há sete anos e visa, de acordo com a Coordenação de Meio Ambiente, “fortalecer os objetivos da Agenda de Desenvolvimento Sustentável”, que consiste em proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres; gerir de forma sustentável as florestas; combater a desertificação; deter e reverter a degradação da terra e a perda de biodiversidade”.

A organização do evento lamentou não ter tido condições de repetir todas as atividades das edições anteriores devido aos cortes no orçamento da UFRJ rubricados pelo MEC, principalmente num momento rm que são desafiadoras as discussões sobre a preservação do meio ambiente.

Histórico – O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro, coincidindo com a chegada da primavera, mas a data foi criada pela necessidade de conscientizar a população sobre a importância das árvores para o meio ambiente, inclusive para a vida dos seres humanos. Defender as florestas é a contrapartida às  políticas ambientais controversas, como incentivos ao desmatamento, conforme ocorre no atual momento do país.

 

COMENTÁRIOS