UFRJ: Conselho de Extensão é instalado

Compartilhar:

Nesta segunda feira, 30 de setembro, houve a primeira reunião de instalação do recém-criado Conselho de Extensão da UFRJ que reuniu a presidência do órgão e conselheiros eleitos (titulares e suplentes). Houve apresentação dos conselheiros, que destacaram a iniciativa como histórica para a UFRJ, haja vista que a maior universidade do país ainda não tinha a institucionalização da extensão na sua estrutura.

A reunião teve a participação da reitora Denise Pires, que exaltou a importância do novo colegiado. “A extensão cada vez avança mais. A UFRJ é vanguarda e temos de ter uma visão cada vez mais inovadora”, disse a reitora. A pró-Reitora de Extensão da UFRJ (PR-5), Ivana Bentes, que preside o colegiado, destacou que a extensão traz a inovação para o campo da pesquisa, extensão e ensino.

A coordenadora do Sintufrj, Joana de Angelis, ressaltou a importância da instalação do colegiado no atual momento de ataques à universidade. “A extensão fortalece o princípio da universidade pública que reúne o tripé Ensino, Pesquisa, Extensão”. A dirigente explicou que estava representando o sindicato porque ainda não havia tido eleições para a renovação da representação da categoria nos colegiados da UFRJ assim como para o novo Conselho de Extensão.

O Conselho de Extensão (CEU) foi criado em sessão especial do Conselho Universitário, em 30 de maio, e tem representação docente, técnico-administrativa e de alunos. Com a criação da nova instância acadêmica, a UFRJ passa a contar com cinco conselhos com poder de decisão: Consuni, Conselho de Curadores, Conselho de Ensino de Graduação (CEG), Conselho de Ensino para Graduados (Cepg) e o recente CEU. O novo conselho integrará a Câmara Mista da UFRJ, que reúne CEG e Cepg.

Nesta primeira reunião discutiu-se o regimento do conselho que se reunirá de 15 em 15 dias. A próxima está marcada para 14 de outubro.

COMENTÁRIOS