Mutirão de limpeza e iluminação

Compartilhar:

A Prefeitura Universitária iniciou um mutirão com os trabalhadores da unidade para substituição das lâmpadas queimadas de mercúrio por pétalas de led, que iluminam mais e  são mais econômicas, nos campi da Praia Vermelha e do Fundão.

Segundo o prefeito Marcos Maldonado, isso só foi possível com a colaboração da Pró-Reitoria de Gestão e Governança, que conseguiu, junto à Receita Federal, a doação de 380 pétalas de led e 96.800 lâmpadas tubulares de led para as unidades.

Mutirão

O mutirão também foi responsável pela remoção de seis toneladas de lixo do entorno da orla da Baía de Guanabara, pela poda das árvores antigas nos pátios do Centro de Tecnologia e da Reitoria, que ameaçavam o patrimônio de terceiros, e pela melhoria do aspecto da recepção e da fachada do prédio da sede da Prefeitura Universitária. “Os trabalhadores têm o direito de trabalhar em ambiente mais digno”, disse Maldonado sobre as reformas.

Iluminação e limpeza

O mutirão, organizado com os trabalhadores da Prefeitura, teve início na semana passada e prosseguirá nos próximos dias. Segundo o prefeito, inicialmente foram substituídas 80 lâmpadas de mercúrio (muitas queimadas) por pétalas de led no estacionamento da Reitoria – onde ocorreram duas tentativas de sequestro recentemente (as vítimas foram um professor da EBA e a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa), cujas ações dos bandidos foram facilitadas pela escuridão do local – e no Alojamento Estudantil (entrada e jardins).

Segundo Maldonado, todos os estacionamentos da Cidade Universitária serão mais bem iluminados, sendo os próximos da lista os da Faculdade de Letras, do Hospital Universitário, do Centro de Ciências da Saúde e da Faculdade de Odontologia. O campus também foi beneficiado com um mutirão de limpeza, quando foram recolhidas cerca de seis toneladas de lixo.

“Uma grande quantidade do lixo recolhido vem de outras partes da cidade”, explicou Maldonado, que, por isso, pretende procurar o governo estadual para propor a construção de ecobarreiras no entorno do Fundão.

Na Praia Vermelha foram colocadas 45 pétalas de led em substituição às lâmpadas de mercúrio. Segundo o aluno do 5º período do curso de Serviço Social Celso Sá, que tem problemas sérios de visão, a Prefeitura somente reforçou a iluminação da rua principal do campus onde circulam os veículos. As travessas, becos, passagens de pedestres “nem uma vela”.

Obras

Toda a fachada do prédio da Prefeitura Universitária foi pintada, as paredes da sala de recepção foram azulejadas e o forro do teto da varanda em PVC está sendo trocado.

COMENTÁRIOS