PR-4 debate as relações nos ambientes do trabalho

Compartilhar:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

“Construindo Relações Interpessoais Saudáveis no Ambiente de Trabalho” é o tema do debate que a Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) levará a todos os campi da UFRJ, para comemorar a Semana do Servidor Público. Nesta terça-feira, 29, foi realizada a abertura do evento, no salão nobre do Centro de Tecnologia, e lançada a cartilha “Como construir um ambiente saudável”.

A publicação mostra as diferentes situações de conflito e violência; o assédio moral e suas principais consequências para os trabalhadores e a instituição, e como a servidora ou o servidor deve buscar ajuda. A cartilha  também agrega diversas iniciativas já em curso na UFRJ em relação ao assédio moral. A cartilha está à disposição dos interessados na página da PR-4.

Abertura

A pró-reitora de Pessoal, Luzia Araújo, abriu o evento ao lado a coordenadora de Gestão de Pessoal, Karla Sena, e da coordenadora de Políticas de Pessoal, Rejane Barros. Em seguida, foi montada uma Roda de Conversa mediada pela assistente social da PR-4, Natália Limongi, que contou com a participação da integrante da Comissão de Direitos Humanos e Combate ás Violências (CDHCV), Gabriela Bertti da Rocha Pinto, do Laboratório de Ética nas Relações de Trabalho e Ensino, e do Comitê de Ética em Pesquisa  do Instituto de Saúde Coletiva (Iesc), e a enfermeira Vânia Glória Oliveira, diretora da Seção de Atenção Psicossocial, da Coordenação de

Realidade cruel

Segundo Gabriela, a violência no trabalho é resultado do fracasso do diálogo. Vânia, informou que tem aumentado o número de casos de sofrimento psíquico que têm chegado à Seção de Atendimento Psicossocial, e nos três segmentos da comunidade universitária. Muitos dos presentes relataram suas histórias. O grupo Violões da UFRJ, da Escola de Música, encerrou a atividade.

Programação dos próximos dias

Campus UFRJ-Macaé – Quinta-feira, 31, das 11h às 13h, no auditório do Polo Universitário Professor Aloisio Teixeira.

Praia Vermelha – Terça-feira, 5/11, das 14h às 17h, no Auditório Manoel Maurício, no prédio da Decania do CFCH (Logo após a Caravana da Saúde/CPST, de 9h às 13h).

Campus UFRJ-Duque de Caxias – Quinta-feira, 7/11, das 11h às 13h, no auditório do bloco A.

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS