Sintufrj pede esclarecimento ao HU sobre volta ao trabalho

Compartilhar:

Por meio de ofício à direção do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), o Sintufrj solicitou, com a máxima urgência, esclarecimentos sobre o conteúdo exposto na Circular Interna 063/2020 e na Ordem de Serviço 003 de junho de 2020. Ambos os documentos provocaram incredulidade e espanto entre os trabalhadores da unidade hospitalar. Tudo este momento de ansiedade e insegurança que o combate à pandemia de Covid-19 não comporta, principalmente em se tratando dos servidores do Hospital Universitário da UFRJ, que é exemplo na luta para vencer a pandemia viral, graças ao trabalho sério e dedicado dos seus profissionais.

No momento, toda a universidade discute como deve se preparar para a retomada das atividades acadêmicas e administrativas, nesta nova realidade imposta pelo coronavírus. Os colegiados superiores e as entidades sindicais e estudantis debatem o tema há semanas, e grupos de trabalho com a participação dos três segmentos da comunidade universitária também. A volta às atividades na instituição tem que ocorrer de forma articulada e com o mínimo de risco possível à integridade física e emocional dos servidores, técnicos-administrativos e docentes, e dos estudantes.

Diante do exposto, o Sintufrj faz os seguintes questionamentos à direção do HUCFF:
– Os trabalhadores afastados por idade e/ou comorbidades seguirão afastados, como determinam os protocolos da UFRJ?
– Outra dúvida em relação à circular Interna diz respeito ao afastamento do servidor “supostamente adoecido” mediante atestado médico. Como não há outra forma de o trabalhador se afastar do local de trabalho, por motivo de doença, que não seja por atestado médico, o Sintufrj solicita explicação desta direção em relação exposto.
– Os EPIs (máscaras, luvas, face shield etc) serão disponibilizados para todos os trabalhadores, inclusive das enfermarias não-Covid 19 e consultórios ambulatoriais?
– O HUCFF já adotou os procedimentos definidos pelo Artigo II da Resolução 7 do Consuni, qual seja, a definição de serviços necessariamente presenciais para o funcionamento da unidade?
– O HUCFF já definiu um procedimento de controle de distância dos usuários nas salas de espera? Quem controlará a obrigatoriedade de distância mínima e uso de máscaras?

 

Diretoria do Sintufrj

Gestão Ressignificar

COMENTÁRIOS