Espaço Saúde Sintufrj: bem-estar e qualidade de vida mesmo na pandemia

Compartilhar:

Desde abril, o projeto do Sintufrj Luta e Saúde está à disposição dos trabalhadores da UFRJ também pela internet. A iniciativa é inovadora, o momento pedia, e os profissionais do Espaço Saúde da categoria (professores de educação física, dança, fisioterapeutas e instrutor de ioga) pôs mãos à obra para oferecer aos sindicalizados e seus dependentes um programa de exercícios para ser realizado em casa.

Todos os dias, os links das salas aulas são enviados aos sindicalizados pelas listas de transmissão do WhatsApp do Sintufrj. A princípio, as atividades eram oferecidas por meio da plataforma digital SisRun, adquirida pelo Sintufrj para os matriculados no Espaço Saúde (link e instruções no site www.sintufrj.org.br). Mas, com a plataforma Zoom, as aulas foram abertas a todos os sindicalizados.

“Estamos utilizando as plataformas SisRun e Zoom para que as aulas do Espaço Saúde Sintufrj, ministradas em dois horários (manhã e tarde), cheguem a todos os trabalhadores sindicalizados. Os exercícios são orientados por um profissional, que orienta e interage com os alunos o tempo todo. Pela plataforma Zoom oferecemos as atividades zumba, pilates, circuitos funcionais, alongamento, meditação guiada e yoga”, explica a coordenadora pedagógica do Espaço, Carla Nascimento.

Com a participação da equipe de profissionais do Espaço Saúde Sintufrj – Carla (que ministra a meditação guiada); Elaine Moraes (zumba), Alexandre Tavares (circuito), Michele Gomes (circuito funcional), Carlos Guimarães (esticando as pernas em casa), Daniel Inácio dos Santos (alongamento), Ana Esteves (yoga), Maria de Lourdes (posturas) e Fabiana Alexandre Cardoso e Elaine Rocha (pilates solo) — as videoaulas são oferecidas em dois horários: às 10h e às 16h (veja programação abaixo).

Palestras
Além dos exercícios físicos e meditação, o projeto do Sintufrj também inclui palestras e bate-papos sobre temas relevantes, como alimentação saudável; a importância da gratidão, obesidade, cuidados com a Covid-19 e atividade física e aposentadoria. Tudo on line.

Números
Os 13 profissionais do Espaço Saúde (incluindo os estagiários) estão à disposição dos sindicalizados e seus dependentes, através das plataformas, desde o início da pandemia viral no país. No SisRun, o Espaço erstá atendendo atualmente a 76 alunos e pelo Zoom, entre 30 a 40 sindicalizados a cada aula, num total de 70 pessoas por dia. Só está faltando você, companheira e companheiro. Mexer com o corpo e a mente é qualidade de vida e saúde.

 

 

COMENTÁRIOS