Ricardo Antunes na mesa de abertura do Fórum do Sintufrj

Compartilhar:

O livro mais recente de Ricardo Antunes, um dos mais respeitados entre os estudiosos brasileiros sobre o mundo do trabalho, aborda o que define como “uberização” do trabalho. O sociólogo e professor titular de Sociologia da Unicamp confirmou sua participação na mesa de abertura do 1º Fórum Técnico-Administrativo na manhã de terça-feira, 1º de setembro.

Organizado pelo Sintufrj,o Fórum tem como tema a Uberização do Serviço Público e se estenderá até quinta-feira, 3 de setembro. Ricardo Antunes dividirá a mesa com a ex-reitora da UFJF e deputada federal Margarida Salomão e os professores Gisele Ribocon (UFRJ) e Rafael Grohmann (Unisinos/RS).

Em “O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital”, lançado pela Boitempo Editorial, o autor de “Adeus ao trabalho”, obra clássica do gênero com mais de uma dezena de edições e tradução para vários idiomas, trata, agora, do mais recente fenômeno de apropriação do trabalho nas relações capitalistas.

A obra mergulha no agravamento da precarização do trabalho no Brasil com referências à Reforma Trabalhista aprovada no governo Temer e os ataques desferidos a direitos no governo Bolsonaro. O estilo mordaz que caracteriza a literatura de Antunes já é presente no título da obra “O privilégio da servidão…”.

O professor da Unicamp observa que no cenário da “uberização do trabalho”, com milhares recrutados para ocupações exploradas por empresas de aplicativos, trabalhadores são postos na condição de “servos” Isso, diz Antunes com ironia, quando “tiverem a sorte” de evitar a tragédia maior do desemprego.

No Fórum do Sintufrj, Ricardo Antunes abordará a precarização do trabalho no universo do serviço público.


Três opções de inscrição estão disponíveis na página do Fórum no site do Sintufrj

a) Para ouvinte (servidor ativo e/ou aposentado): até 31 de agosto.
Link: https://sintufrj.org.br/cpd/forum2020/

b) Para apresentação de trabalho escrito (servidor e ou servidores sindicalizados ativos e/ou aposentados): até 24 de agosto.
Link: https://sintufrj.org.br/orientacoes-para-envio-de-trabalhos-escritos/

c) Para quem desejar enviar vídeos (servidor sindicalizado ativo e/ou aposentado): até 24 de agosto.

COMENTÁRIOS