Saúde do Trabalhador: vigilância 24 horas

Compartilhar:

Sintufrj no dia a dia da pandemia

Como temos mostrado na série de matérias sobre o funcionamento do Sintufrj nos últimos meses, a entidade se organizou — em meio ao isolamento social necessário para o enfrentamento da pandemia — para que a prestação de serviços às trabalhadoras e trabalhadores sindicalizados não fosse interrompido, sendo que a maioria das tarefas está sendo realizada em ambiente virtual. Uma das atividades sindicais que prosseguiu presencialmente, pela essencialidade do trabalho, foi a da Assessoria de Saúde do Trabalhador.

A visitação aos locais de trabalho não parou, pelo contrário, foi intensificada durante a pandemia, principalmente nas unidades hospitalares para a realização de análises das condições ambientais, verificação se estão sendo aplicadas as orientações e protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde, como a adoção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), entre outras providências a serem cumpridas pelos gestores.

Adicionais

Desde o início da pandemia, a direção sindical pleiteia que a Reitoria garanta o adicional de insalubridade em grau máximo para todos os servidores envolvidos no combate à Covid-19. O objetivo é ampliar a concessão do benefício anteriormente limitado às funções de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas. Para isso, a assessoria de Saúde do Trabalhador fez o levantamento das condições de trabalho nas unidades de saúde começando  pelo Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) e o Instituto de Ginecologia. A tarefa foi concluída no final de julho, mas a equipe de assessores se mantém em alerta para garantir a segurança dos profissionais na o seu dia a dia de trabalho.

Nas visitas aos hospitais, os técnicos do Sintufrj colheram informações para demonstrar à Reitoria que outros profissionais, como maqueiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e até mesmo os técnico-administrativos que atuam na recepção, também estão expostos à Covid-19 por terem contato com os pacientes com o vírus..

A direção do Sintufrj já entregou à Reitoria o relatório por local de trabalho que comprova o contato dos trabalhadores de diversos cargos com pacientes da Covid-19 no decorrer de suas atividades, como os profissionais que atuam nos setores de materiais contaminados e de apoio ao combate ao vírus.

Saiba mais a respeito desta reivindicação do Sintufrj lendo no site da entidade a matéria “Profissionais de Saúde querem respostas da Reitoria”.

Esse direito reivindicado pelo Sintufrj, ou seja, a extensão a todos os profissionais das unidades hospitalares do grau máximo do adicional de insalubridade durante a pandemia esbarra em interpretações de gestores que seguem a linha do governo Bolsonaro para a concessão do benefício, mesmo diante de uma crise sanitária que já ultrapassou, no país, a triste marca de mais de cem mil mortos. (https://sintufrj.org.br/2020/08/profissionais-da-saude-querem-respostas-da-reitoria/).

GTs Pós-Pandemia

Cabe também à assessoria de Saúde do Trabalhador do Sintufrj acompanhar as discussões e encaminhamentos dos grupos de trabalho da UFRJ sobre o pós-pandemia e o retorno ao trabalho presencial. A equipe também participa do  GT- Pós Pandemia do Sintufrj com o mesmo propósito.

Contato – Se o constatar algum problema em seu setor relacionado à saúde e segurança no trabalho (como a existência de condições inseguras ou a falta de EPI) deve imediatamente entrar em contato com a assessoria do Sintufrj pelo número do WhatsApp (21) 92002 1383.

 

 

COMENTÁRIOS