Termina domingo o prazo de inscrição aos cursos do Sintufrj

Compartilhar:

O período de inscrição on line para os cursos oferecidos pelo Sintufrj de capacitação e preparação para o mestrado e o doutorado está chegando ao fim. Começou no dia 25 de julho e termina no próximo domingo, 9 de agosto. Restam poucas vagas, portanto, quem pretende galgar mais um nível na sua formação contando com o apoio de uma equipe experiente e exitosa de professores em Metodologia da Pesquisa, Redação Acadêmica, Inglês (do I ao III) e Espanhol Instrumental, e Introdutório não devem perder tempo.

As aulas serão ministradas de forma remota e em ambiente virtual, a partir ainda deste mês – entre os dias 17 e 21. Saiba os dias e horário de cada curso consultando o Edital do Processo de Inscrição 2020/2, no site do Sintufrj (www.sintufrj,org,br), onde também se encontram a ficha e a instrução para a inscrição dos alunos. Os Cursos Preparatórios do Sintufrj integram o projeto Universidade para os Trabalhadores sob responsabilidade da Coordenação de Educação, Cultura e Formação Sindical da entidade.

Trabalho não parou

A pandemia do novo coronavírus, que impôs o isolamento social, não impediu que os profissionais do Sintufrj atuassem para a abertura dos cursos. “Se a  vida acadêmica não parou, não havia razão para que o Sintufrj não ministrasse os cursos remotamente. As seleções para mestrado e doutorado continuam (as inscrições ocorrem em geral em meados do segundo semestre e, as provas, no fim), e o Sintufrj precisa colaborar com os interessados em não perder a chance de concorrer a uma vaga para cursar uma pós-graduação na UFRJ,” disse a coordenadora sindical, Damires dos Santos França.

Segundo a dirigente, os professores continuaram em contato com os alunos das turmas que haviam sido iniciadas em março (e que seguiriam até julho), mas que foram interrompidas pela necessidade do isolamento social.

“Quando começou o isolamento social, os cursos haviam começado uma semana antes. E como foram preparados para ser presenciais não conseguiríamos transportá-los de imediato para o modo remoto”, explicou Danielle São Bento, coordenadora pedagógica do projeto do Sintufrj.

Dificuldades

Alguns cursos apresentaram mais dificuldades de serem adaptados para o modo remoto, como os de língua estrangeira, porque, segundo Danielle, são instrumentais e complementados com debates em salas de aula. Mas os professores não perrderam o contato com os alunos.

O curso de Redação Acadêmica prosseguiu com a utilização do Skype (aplicativo de comunicação por vídeo). O de Metodologia da Pesquisa continuou com atendimento individual por e-mail e WhatsApp, assim como a Orientação Acadêmica.

“Isso tudo para o aluno não perder contato com a equipe, porque o Sintufrj está seguindo o protocolo da UFRJ para a pandemia da Covid-19. Toda semana, no horário das aulas, os professores enviavam o conteúdo para os alunos e ficavam à disposição deles para esclarecer as dúvidas”, informou Danielle, explicando, porém, que essa forma de estudar não era obrigatória. Até porque muitos alunos eram da área de saúde e estão atuando na linha de frente no combate à Covid-19, no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e em laboratórios.

“Passamos os últimos dois meses estruturando os cursos para a forma remota. Assim, neste segundo semestre, todos os alunos terão a sua certificação como antes (para a Capacitação)”, garantiu a coordenadora pedagógica.

Números

São três turmas de Metodologia de Pesquisa, duas de Espanhol (introdução e instrumental), três de Inglês e uma de Redação Acadêmica. O projeto do Sintufrj oferece também Orientação Acadêmica (que ajuda o estudante a se organizar para cumprir as exigências de cada programa). A procura para todos os cursos tem sido grande.

A equipe é composta de cinco professores: Yara Barros (Orientação Acadêmica), Caroline Reis (Metodologia de Pesquisa), Sandra Bragato (Inglês), Bete Dreon (Espanhol) e Elísia Maia (Redação Acadêmica). O projeto Universidade para os Trabalhadores começou com os cursos de capacitação e preparatórios para a pós-graduação no primeiro semestre de 2018. A média tem sido de 500 alunos por ano (cada curso dura um semestre).

Para possibilitar o ensino remoto foi necessário diminuir o número por turma (cerca de 10 por turma) para facilitar a interação entre os alunos no ambiente virtual. Mas vai haver lista de espera. “Sempre fazemos o possível para atender toda a demanda da categoria, às vezes até abrindo turmas extras, e temos conseguido fazer isso ao longo do tempo”, complementou Danielle.

Além da procura cada vez maior, o sucesso do projeto pode ser medido pelo retorno que os alunos sempre dão quando são aprovados nos programas de mestrado e doutorado. E na avaliação de Danielle, o Sintufrj tem despertado cada vez mais na categoria, o interesse de acessar a pós-graduação e o reconhecimento de que é possível ocupar mais esse espaço na univertsidade.

Pré-universitário – O Sintufrj também garante à categoria, por meio de convênio, vagas para o Curso Pré-Universitário Samora Machel, que também adotou o sistema de aulas remotas. Este ano a inscrição de alunos já terminou (foi de 24 a 31 de julho), mas Danielle informou que todos os inscritos pelo Sintufrj estão matriculados.

Serviço

Público – De acordo com o edital do Sintufrj, técnico-administrativos em educação da UFRJ filiados ao Sintufrj, em dia com suas relações com a entidade (conforme consta do Estatuto do Sindicato) têm prioridade no preenchimento de vagas, mas o projeto também é aberto a dependentes diretos; prestadores de serviços na UFRJ há mais de 1 ano devidamente comprovado pela direção da unidade e extraquadro.

Inscrição — O Formulário está disponível no site www.sintufrj.org.br. Após o preenchimento, deve ser encaminhado para o e-mail: educacaosintufrj@gmail.com.

Certificação — o aluno deverá ter, no mínimo, 75% de frequência.

Seleção – Caso o número de candidatos supere o de vagas oferecidas, estas serão distribuídas com base em sorteio público com ampla divulgação nas mídias sociais do Sintufrj.

Aulas — As aulas remotas serão ministradas por meio de ambientes virtuais, através de plataforma on line. Haverá um período de ambientação e treinamento para que todos aprendam a utilizar essa ferramenta de estudo. Os horários e mais detalhes estão no edital divulgado no site do Sintufrj (www.sintufrj.org.br).

 

 

 

 

COMENTÁRIOS