Um representante da UFRJ na eleição do Coren-RJ

Compartilhar:

Em novembro, nos dias 8 e 9, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem têm um compromisso inadiável: eleger uma nova direção para o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ). A eleição será online e com duração de 24 horas. A novidade deste pleito é que a categoria na UFRJ terá um representante na Chapa 1: Inova e Renova.

Tony de Oliveira Figueiredo, 49 anos, diretor da Divisão de Enfermagem do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) desde 2017 é o candidato da UFRJ ao Conselho. Ele fez concurso para a universidade em 2006, mas já era concursado da UFF, onde atua na unidade de Cardiointensiva do Hospital Universitário Antônio Pedro.

Dedicação leva à qualificação

“Ser um profissional de enfermagem requer muito amadurecimento emocional, além de aprendizado contínuo e desenvolvimento de habilidades técnicas e relacionais”, diz Tony, acrescentando que decidiu participar da eleição para o Coren-RJ porque “minhas vivências permitiram tanto a minha realização pessoal quanto profissional”.

Entre 2016 e 2017, Tony dirigiu o Departamento de Enfermagem da Sociedade de Terapia Intensiva do Estado do Rio de Janeiro. “Além da experiência assistencial, nos últimos anos tenho me dedicado a gestão e a educação corporativa, por ter formação em Administração Hospitalar pela Universidade de Ribeirão Preto, mestrado profissional pela UFF na área de gestão em enfermagem, também conclui o MBA executivo com ênfase em saúde pelo Instituto Coppead/UFRJ, em 2019, e atualmente estou finalizando a especialização em Gestão de Políticas Públicas em Saúde Informadas por Evidências, pelo Proadi/SUS”, informa.

Projeto

Segundo Tony, o investimento em educação e o desenvolvimento de pessoas é o que mais modificam a realidade. “É nesta perspectiva que pretendo colaborar com a gestão do Coren-RJ. Em 2019 iniciamos na Divisão de Enfermagem do HU o projeto Trainee-DEN,  um curso de capacitação no modelo de treinamento profissional em serviço com o objetivo de oferecer educação corporativa e desenvolvimento de projetos, preparando profissionais recém-formados para o mercado de trabalho. A iniciativa teve excelente repercussão e resultou em 10 projetos de intervenção em colaboração com enfermeiros preceptores do HU. Infelizmente, a turma que iniciou neste no 1° semestre de 2020 teve que ser interrompida por conta da pandemia da Covid-19”, lamenta o enfermeiro.

A intenção de Tony e demais companheiros da chapa, é ampliar a experiência exitosa no HU para atender os profissionais das diversas regiões do estado, por meio da cooperação entre instituições de assistência e ensino, públicas e privadas, o “Trainee Coren-RJ”.

A chapa

A Chapa 1: Inova e Renova  é plural, ou seja, um misto de pessoas com experiência em gestão e administração pública nas diversas áreas da assistência, ensino e pesquisa com proposta de inovação e renovação na gestão do Conselho, nos processos de trabalho, no atendimento aos profissionais. Mas também em ações de qualificação, empoderamento, fortalecimento e participação nas políticas institucionais e públicas de saúde. “Cada vez mais se faz necessário representar e defender a imagem da enfermagem, os direitos e as lutas da categoria e a valorização dos profissionais”, afirma Tony.

A eleição no Coren-RJ ocorre da seguinte forma: a categoria elege o Plenário do Conselho –, que é a instância decisória soberana –, e o Plenário eleito elege a diretoria do órgão, que é composta por quatro enfermeiros e dois auxiliares e técnicos de enfermagem.

Os enfermeiros ocupam os cargos de presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários, e os e os auxiliares e técnicos de enfermagem ocupam os cargos de 1º e 2º tesoureiros. O mandato da nova direção a ser eleita começa em 1º de janeiro de 2021 e termina em 31 de dezembro de 2023.

HU na pandemia

De acordo com Tony, os profissionais de enfermagem são os grandes heróis da pandemia de Covid-19, mas, merecem muito mais que palmas, eles precisam de respeito, condições de trabalho e dimensionamento e EPIs adequados.

“No HU, inicialmente nos preparamos para atender até 60 leitos de terapia intensiva, além de leitos clínicos de suporte, totalizando quase 100 leitos de atendimento à Covid-19. O plano de ação do hospital incluiu adequação estrutural e de fluxos, dimensionamento adequado de profissionais por meio de contratos de prestação de serviços para cobertura do absenteísmo e licenças administrativas, e garantia de EPI em quantidade e qualidade para os profissionais. Nosso grande desafio tem sido o treinamento e a capacitação dos profissionais admitidos por contrato neste contexto da pandemia e isso só está sendo possível pela união de esforços e cooperação entre a Coordenação de Educação Permanente/DEN, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Residentes/HUCFF e Professores da Escola de Enfermagem Anna Nery”, garante o chefe da Divisão de Enfermagem.

Atuação do Coren

O Coren-RJ, segundo Tony, disponibilizou todo o seu atendimento online e canais virtuais (chat) para atender denúncias de não conformidades com as práticas sanitárias e questões éticas relacionadas ao trabalho profissional, entre os quais, a disponibilidade de equipamentos de proteção individual (EPI).

“Nestes três anos à frente da Divisão de Enfermagem do HUCFF temos desenvolvido ações em cooperação com os demais gestores de enfermagem das unidades assistenciais do Complexo Hospitalar e com a direção da Escola de Enfermagem Anna Nery, no sentido de fortalecimento político institucional, lutando pelos direitos, representatividade e pela valorização da categoria na UFRJ. Pretendo representar a enfermagem da UFRJ junto ao Coren-RJ e ainda intermediar projetos e iniciativas de valor”, conclui Tony, na expectativa de contar com o voto de confiança dos seus companheiros de trabalho.

Na foto, Tony de Oliveira Figueiredo em card da campanha
COMENTÁRIOS