HU precisa de sangue  

Compartilhar:

 

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) precisa de doação de sangue para atender seus pacientes como também os do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) e, eventualmente, da Maternidade Escola.

Além disso, a unidade por oferecer atendimento de alta complexidade, tem pacientes em estado grave ou com patologias que necessitam de sangue, por exemplo, em caso de transplante de medula óssea, serviço que não foi interrompido durante a pandemia.

“O mundo não parou e (procedimentos como cirurgia de medula) têm que acontecer na medida em que por possível”, explica Carmen Nogueira, chefe do Serviço de Hemoterapia do Hospital Universitário e professora da Faculdade de Medicina.

“O HU está sempre precisando de doação”, diz a médica, explicando que sangue tem prazo de validade. “Precisamos de sangue todos os dias do ano,  sábados, domingos e feriados. “Não é só agora e a comunidade extramuros tem que perceber isso”, acrescenta.

Agenda

Na maior parte do tempo, o atendimento ao doador é bem rápido. Por isso, em caso de livre demanda, não há necessidade de marcar horário. A situação muda um pouco quando se trata de grupos grandes de pessoas que vão juntas praticar esse ato de solidariedade. Isso ocorre muito quando famílias de pacientes se mobilizam para a doação.

No caso de 10 pessoas, por exemplo, o aconselhado é entrar em contato com a Recepção de Doadores de Sangue (pelo telefone exclusivo 3938-2305) para avisar sobre a ida do grupo.

Doadores

Podem doar pacientes de 16 anos (com autorização dos pais) até 69 anos. Mas, Carmem Nogueira lembra que, como estamos em tempos de pandemia, a faixa etária de doadores foi reduzida para entre 18 e 55 anos, preferencialmente, para evitar deslocamentos desnecessários em transporte público de pessoas do grupo de risco.

Funcionamento

O Serviço de Hemoterapia do Hospital Universitário funciona no 3º andar do prédio da unidade. O doador deve comparecer munido de documento com foto e estar bem de saúde. A coleta é feita entre 7h30 e 13h30, de segunda a sexta-feira.

Cuidado geral

Além de atenção à faixa etária, ao estado de saúde e às recomendações na pandemia, o doador tem que pesar mais de 50 Kg. Não é necessário estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Outras informações (inclusive sobre quem pode doar) e agendamento pode ser feitos pelo telefone do setor ou pelo e-mail hemoter@hucff.ufrj.br.

Segundo a responsável pelo setor, a responsabilidade do serviço é buscar o melhor sangue para o paciente, mas também cuidar da saúde do doador para que goste da experiência e retorne. Homens podem doar três vezes por ano. Mulheres, duas.

 

 

COMENTÁRIOS