Consuni aprova criação da Faculdade de Fisioterapia

Compartilhar:

A sessão do Conselho Universitário no dia 12 de novembro aprovou a criação da Faculdade de Fisioterapia da UFRJ – mais uma unidade acadêmica do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Há 26 anos a universidade forma fisioterapeutas no curso instituído pela Faculdade de Medicina. Em sua página no Facebook, o Centro Acadêmico de Fisioterapia da UFRJ classificou a conquista como sendo um marco histórico. 

“Realmente é um momento histórico para a nossa universidade. Os fisioterapeutas que formamos têm um padrão de excelência que é reconhecido pelo mercado. Isso graças ao esforço do corpo docente do atual Departamento de Fisioterapia”, comemorou o ex-diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ, Roberto Medronho. 

Importância dos fisioterapeutas

Foi nas duas gestões de Medronho à frente da Faculdade de Medicina que nasceu o Departamento de Fisioterapia e o colegiado da unidade aprovou a criação da futura Faculdade de Fisioterapia. Como coordenador d o Grupo de Trabalho Coronavírus da UFRJ, o professor destacou o papel do fisioterapeuta na pandemia da covid-19:

“Gostaria de ressaltar o que a professora Cássia Turci falou no Chat: se o papel do fisioterapeuta já era fundamental para a promoção de saúde da nossa população, na pandemia de covid ficou claríssima a grande necessidade de termos profissionais com a competência dos que nós formamos”. 

A coordenadora do Curso de Fisioterapia, Catarina Mabel Moreira, fez um agradecimento especial: “Muito obrigada a UFRJ e a todos os que tiveram sensibilidade para entender nossas necessidades e demandas específicas. Gratidão à Faculdade de Medicina por ter nos abrigado durante esses 26 anos. Viva o SUS e às instituições federais de ensino públicas, centros de resistência à universalidade dos cuidados e dos saberes.”

 

COMENTÁRIOS