Estendido prazo para as contribuições

Compartilhar:

A Reitoria estendeu até 30 de novembro, o prazo para envio de contribuições coletivas ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que deveria ter sido encerrado no dia 13. A solicitação foi feita pelas entidades representativas dos três segmentos na universidade: Sintufrj, Adufrj e DCE Mário Prata. A nova data contempla também todo público interno da instituição e o público externo. 

Segundo o site do PDI (https://pdi.ufrj.br/consulta-publica/) a entidade ou grupo pode debater e responder um único formulário que retrate a opinião de todos. O prazo para as contribuições individuais, tanto para o público interno e externo, terminou conforme a data prevista: 13 de novembro. A previsão da Comissão Elaboradora do Plano é que o texto seja apresentado ao Conselho Universitário no dia 10 de dezembro.

O PDI é o planejamento estratégico das instituições federais de ensino para um período de cinco anos, mas o correto é que sejam revisados anualmente para incorporação de novas metas ou alteração das previstas. O último PDI da UFRJ foi feito em 2006 e está valendo até hoje, sem nenuma modificação.

Calendário

. Sujeito a modificações conforme o andamento das etapas previstas, informa a comissão.

2020

13/10 a 30/11 – Consulta pública (contribuições coletivas).

16/11 a 2/12 – ajustes após as contribuições da consulta pública.

1 a 4/12 – Leitura do texto pelo pró-reitor e pela Reitora.

7/12 – Envio ao Conselho Universitário.

10/12 – Apresentação no Conselho Universitário. 

2021

1 a 15 de fevereiro – Apreciação pelo Conselho Universitário.

16 de fevereiro a 2 de março – Ajustes oriundos das discussões no Conselho Universitário. 

Na primeira reunião, em março, o Conselho Universitário deliberará sobre o PDI. 

Até 30 de março – Edição final do texto do PDI e sua publicação.

Participação 

A comissão tabula regularmente as contribuições que chegam. Até o dia 11 de novembro, os números eram os seguintes:

Docente: 104

Técnico-administrativo: 97

Discente: 37

Público externo: 38

Coletivo (interno e externo): 6

Total de comentários: 282

Boa participação

De acordo coma Maria de Fátima Bruno de Faria, superintendente de Planejamento Institucional e responsável pela coordenação do grupo que elabora, monitora e avalia as propostas, integrantes da comissão especialistas em consultas públicas consideram expressiva o interesse do público interno e externo no PDI. Em muitos casos, ela informa, os comentários versavam sobre vários temas, embora se concentrassem em apenas um dos capítulos do formulário de contribuições. 

Maria de Fátima Bruno, superintendente de Planejamento Institucional

Nova consulta 

O PDI, segundo Maria de Fátima, tem que ser elaborado a cada cinco anos. O da UFRJ, de 2006, por estar atrasado impactaria em alguns aspectos a vida acadêmica e institucional. Como, por exemplo, na renovação de curso, na atribuição de pontuação da universidade nos programas de pós-graduação e graduação e no Plano de Desenvolvimento de Pessoas, entre outras situações. “Para a universidade é muito negativo não ter PDI”, diz a professora, “principalmente para a avaliação institucional externa”, alerta. 

O texto base do PDI levado para a consulta pública, segundo a superintendente foi elaborado por cerca de 10 a 20 pessoas, portanto, por várias mãos, das pró-reitorias, pelo Escritório Técnico e a Prefeitura Universitária. “Concluído todo o processo, a gente tem um PDI para submeter a todas as etapas de avaliação institucional”, afirma. 

Com o novo PDI em vigor, as metas serão revistas anualmente, adianta ela, que projeta para o futuro o estabelecimento de um canal permanente de interação para que a comunidade universitária contribua com a atualização necessária do plano. A proposta da superintendente é que logo após a aprovação do texto final do novo PDI da UFRJ, previsto para ocorrer no início de 2021, um novo processo de consulta ao público interno da universidade seja iniciado.

Serviço

Para conhecer a proposta do PDI ou participar da consulta pública com uma contribuição coletiva acesse: www.pdi.ufrj.br. A equipe também divulgou o e-mail pdi@pr3.ufrj.br que, segundo informaram, chega a todos os membros da equipe e as dúvidas são prontamente respondidas.

Formulário

Além de registrar o nome da entidade, grupo ou representação e o e-mail, quem acessa o formulário deve escolher os capítulos sobre os quais vai comentar entre os 13 temas expostos: perfil institucional, projeto pedagógico institucional, gestão e organização administrativa, perfil do corpo docente e de tutores de educação à distância, perfil do corpo técnico-administrativo, políticas de atendimento aos discentes, serviços terceirizados, infraestrutura e instalações acadêmicas, aspectos financeiros e orçamentários, entre outros. E há também espaço para mais comentários.

 

 

COMENTÁRIOS