UFRJ aguarda vacinas para imunizar profissionais de saúde já na quinta-feira

Compartilhar:

Anderson Felinto, chefe do Centro de Vacinação de Adultos (CVA) da UFRJ, disse que a universidade planeja iniciar a vacinação dos profissionais de saúde do HUCFF e do IPPMG na manhã de quinta-feira. Isso será possível, ressalvou, se as doses de vacina cheguem à UFRJ nesta quarta-feira, 20. 

Foram solicitadas sete mil doses de vacina, mas não é certo que esse volume será o enviado pela central de distribuição da secretaria municipal de Saúde.  

A coordenadora da CPST, Sílvia Jardim informou que a universidade pôs sua estrutura de prontidão para iniciar a vacinação. Ao falar da infraestrutura do CVA, Sílvia citou a iniciativa do Sintufrj que ajudou financeiramente a CPST na recuperação da câmara de refrigeração de vacinas.

Ela garantiu que o CVA está hoje preparado. “É um recurso que só a UFRJ tem, um centro de vacinação dentro da cidade universitária para receber doses da vacina contra Covid-19”.

Silvia explicou que na UFRJ serão usados os critérios de prioridade do Plano Nacional para orientar a vacinação: primeiro, o pessoal da linha de frente, o que inclui não só o pessoal das unidades de saúde, como o pessoal que trabalha na testagem feita no bloco N do CCS.

O plano nacional adaptado à UFRJ vai partir de duas frentes, a da comunidade universitária via CVA, e da UFRJ recrutada pela Secretaria Municipal para integrar a campanha de vacinação na área programática de saúde em que o Fundão se encontra (AP 3.1): 

“É a universidade aberta para a cidade. Como a gente ia ficar fora disso? Foi muito bom termos sido convocados”, disse. 

 

COMENTÁRIOS