Coronavírus hoje: Brasil registra mais 3.687 mortes e OMS diz que país lidera ranking de óbitos

Compartilhar:

O Brasil totalizou ontem (13) 358.718 óbitos desde o início da pandemia, segundo o consórcio de veículos de imprensa. O país registrou 26,7% do total global de mortes por covid-19 na semana encerrada no dia 11, embora os óbitos no Brasil devido à doença tenham diminuído 3% em relação à semana anterior

Por Valor, G1 e Agência Brasil- 14/4/2021 

O país registrou 3.687 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas e totalizou ontem (13) 358.718 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias chegou a 3.051. É o quarto dia seguido em que a média móvel fica acima da marca de 3 mil. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +3%, indicando tendência de estabilidade nos óbitos decorrentes da doença.

Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h de ontem. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Já são 83 dias seguidos no Brasil com a média móvel de mortes acima da marca de mil; o país completa agora 28 dias com essa média acima dos 2 mil mortos por dia; e já são 18 dias com a média acima da marca de 2,5 mil. Incluindo o recorde da véspera, é a primeira vez que a média permanece acima da marca de 3 mil por 4 dias seguidos.

Veja a sequência da última semana na média móvel:

  • Quarta (7): 2.744
  • Quinta (8): 2.818
  • Sexta (9): 2.938
  • Sábado (10): 3.025
  • Domingo (11): 3.109
  • Segunda (12): 3.125 (recorde)
  • Terça (13): 3.051

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 13.601.566 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 80.157 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 70.787 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de -6% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de estabilidade também nos diagnósticos.

Dez estados estão com alta nas mortes: AC, AP, MA, MG, PE, PI, PR, RJ, RR, e SE.

OMS diz que Brasil lidera ranking de mortes na semana até 11 de abril

O Brasil continuou a registrar o maior número de mortes por covid-19 no mundo, com 26,7% do total global, na semana encerrada no dia 11, embora os óbitos no país devido à doença tenham diminuído 3% em relação à semana anterior.

Novo balanço feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que a pandemia matou mais 76.773 pessoas no mundo na última semana. O maior número de novos óbitos foi no Brasil com 20.512, ou 9,7 novas mortes por 100 mil habitantes (a relação era de 3,5/100 mil habitantes na metade de fevereiro).

Governo de SP afirma que ainda não há solução para repor estoque de kit intubação

Ainda não há definição de como será reposto o estoque de kit intubação em São Paulo para os próximos dias. Segundo Jean Gorintcheyn, secretário estadual de Saúde, o Estado está há semanas equilibrando ações para que os medicamentos não faltem nos hospitais. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

O Ministério da Saúde não tem enviado kits em número necessários aos Estados e municípios. Também passou a fazer requisições administrativas que obrigam as fábricas a destinar o excedente de sua produção para a pasta, o que na prática impede a compra direta por prefeitos e governadores.

No Rio de Janeiro, Paes libera atividades coletivas em áreas públicas

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, decidiu liberar, nesta quarta-feira, a prática de atividades coletivas em praças, áreas públicas, praias e ruas desde que não gerem aglomerações. A medida foi publicada no Diário Oficial. As informações são do jornal O Globo.

A regra vale, inclusive, para atividades com professores. No entanto continua proibida a presença de pessoas na areia para o banho de sol. Já clubes passam a poder abrir a partir das 6h até 21h. Antes, as atividades só podiam começar às 11h. As demais regras para comércio, serviços e indústrias estão mantidas.

Niterói monta barreiras sanitárias

A prefeitura de Niterói, no Grande Rio, instalou hoje barreiras sanitárias nos principais acessos ao município. Agentes municipais estão aferindo a temperatura dos ocupantes do carro e poderão negar acesso a quem apresentar febre, como uma forma de reduzir a disseminação da covid-19 na cidade.

 

 

COMENTÁRIOS