Universidades: retorno só com proteção à saúde

Compartilhar:

Com o avanço da vacinação, o retorno gradativo das atividades acadêmicas e administrativas nas universidades federais do Rio de Janeiro começa a retornar à pauta. Na UFRJ, a posição do Sintufrj é enfática ao resguardar a proteção dos servidores contra qualquer situação que exponha a saúde dos trabalhadores em risco. 

Neste momento as instituições cotinuam seguindo o planejamento estabelecido durante a pandemia de Covid-19 por seus colegiados e respaldados pelos grupos de trabalho, criados para monitoramento e avaliação do impacto da pandemia no ambiente universitário. 

UFF

A Universidade Federal Fluminense (UFF) programa lançar esta semana, a sexta versão do seu Plano de Contingência, que trará mais detalhes sobre as regras para o retorno. 

De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, o retorno presencial em toda a universidade ocorrerá aos poucos, conforme a comunidade universitária seja imunizada, e também dependerá da adequação das instalações às medidas de proteção sanitárias. Já os setores essenciais continuam o trabalho presencial com revezamento de servidores.

Unirio

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) mantém a comunidade universitária em trabalho remoto, de acordo com seu Plano Emergencial de Atividades Acadêmicas e Administrativas e sob a orientação do Grupo de Trabalho do Comitê Covid-19. 

UFRRJ

Na Universidade Rural ainda não existe discussão oficial de retorno, informou a coordenadora-geral do Sintur-RJ, Ivanilda Reis. Por enquanto, a instituição continua com as atividades remotas, mas a comunidade universitária está sendo vacinada. E o Comitê de Acompanhamento do Coronavírus da UFRRJ tem reiterado a manutenção dos cuidados básicos de prevenção da Covid-19. 

A Rural, em parceria com a Prefeitura Municipal de Seropédica, realiza, desde 7 de junho, uma campanha de imunização contra a Covid-19, a fim de atender servidores, trabalhadores terceirizados e estudantes envolvidos em atividades presenciais e remotas na instituição, e que manifestaram interesse em levantamento prévio feito pelas chefias por solicitação da Reitoria.

 

 

COMENTÁRIOS