Recadastramento é necessário para manter o Sintufrj vivo e atuante

Compartilhar:

Um dos ataques do governo Bolsonaro com a intenção de ferir de morte o movimento sindical ocorreu em março de 2019 com o lançamento da Medida Provisória 873. Essa MP antissindical alterava os critérios de cobrança das contribuições dos trabalhadores para suas entidades de classe. 

No Rio, o Sintufrj obteve na Justiça uma liminar para garantir a manutenção do desconto em folha da contribuição dos sindicalizados. E o mesmo foi se repetindo país afora com outras entidades de classe, inclusive da base da Fasubra. 

Mas, depois dessa MP, a área econômica do governo fez outras tentativas de desmonte das entidades sindicais e de calar os trabalhadores. 

Instrução Normativa

Através de uma instrução normativa, o governo Bolsonaro determinou novas regras para a atualização obrigatória do convênio que é firmado entre o Serpro e os sindicatos, e que garante o desconto em folha das contribuições dos sindicalizados.  

Além disso, o governo determinou que era necessário o trabalhador autorizar – na época junto ao Sigepe e hoje junto ao SouGov.br – que o desconto da contribuição sindical continuasse sendo feito no seu contracheque. Deixou de valer para o governo a ficha de sindicalização.  

Recadastramento

Devido a essa decisão infame do governo Bolsonaro é que o Sintufrj deflagrou a campanha pelo recadastramento. No ato de atualização de seus dados cadastrais junto ao Sindicato, a servidora e o servidor também autorizariam o desconto da contribuição sindical dentro das novas regras. 

Mas alguns bancos estão agindo de má-fé com os sindicalizados para aumentar a margem para empréstimo consignado. Funcionários da instituição bancária, com a desculpa de ajudar nos procedimentos burocráticos para liberar mais rápido o dinheiro, pedem a senha da conta e suspendem o desconto para o Sintufrj.  

Na maioria das vezes, o sindicalizado nem sequer nota que isso foi feito. Ele ou ela só descobrem a manobra quando observam o não desconto para a entidade no contracheque, o que pode levar um bom tempo. E aí já estão inadimplentes com o Sintufrj.

“É preciso que os sindicalizados observem seus contracheques para verem se há o desconto. Tanto os na ativa como os aposentados”, alerta a coordenadora-geral do Sintufrj Gerly Miceli. “Em caso de dúvidas”, explica ela, “a servidora ou o servidor deve falar com a entidade” (pode acionar a sede, subsedes ou o “Sintufrj Itinerante”). 

 “A contribuição sindical não interfere na consignação para empréstimo. Não passe sua senha para ninguém. Esse alerta serve para os sindicalizados em geral”, acrescentou Gerly.

Essa situação reforça, segundo a dirigente, a necessidade de os servidores fazerem o recadastramento no Sintufrj. Há dois anos a direção sindical faz esse apelo à categoria. 

“O recadastramento é, acima de tudo, uma ação política para mantermos a nossa organização para lutarmos por nossos direitos, o que significa também impedir quaisquer interferências autoritárias de governos na nossa entidade de classe, na nossa liberdade”, afirmou Gerly.

Sintufrj tentou suspender descontos de empréstimos 

No início da pandemia, o Sintufrj ingressou com ação na Justiça reivindicando a suspensão por 120 dias dos descontos das parcelas de empréstimos consignados, mas não foi atendido. O governo é diligente apenas quando se trata da asfixia da contribuição do servidor. Lucro dos bancos privados, sim. Direitos, não.

“O governo é diligente apenas quando se trata da asfixia dos interesses dos trabalhadores, mas o lucro dos banqueiros é sagrado”, concluiu. 

Defenda a sua entidade, defenda seus interesses

Faça o recadastramento no Sintufrj pelo endereço  http://sistema.sintufrj.org.br/ e contribua para o fortalecimento do nosso Sindicato.

Estes são alguns links de matérias publicadas no Jornal do Sintufrj sobre o recadastramento. Leia, se informe:

https://sintufrj.org.br/2020/01/campanha-de-recadastramento/

https://sintufrj.org.br/2020/03/comunicado-a-categoria/

https://sintufrj.org.br/2020/04/chegou-a-carteira-digital-do-sintufrj/

Passo a passo

1 – Acesse o link (http://sistema.sintufrj.org.br). Esta será a primeira tela a aparecer no seu celular, tablet ou computador.
2 – Clique no botão RECADASTRAMENTO (Primeiro acesso) que aparece na parte debaixo da tela. Este será o seu primeiro acesso.
3 – Ao clicar em RECADASTRAMENTO (Primeiro acesso), aparecerá uma janela para gerar a sua senha. Preencha com o número do seu SIAPE para receber uma senha no seu e-mail (o sistema enviará a senha para o e-mail que consta na sua ficha sindical). Caso o número do seu SIAPE não tiver 7 algarismos, acrescente um 0 (zero) à esquerda.
4 – Abra a caixa de mensagens do seu e-mail. A senha provisória que você recebeu deve ser utilizada para fazer o primeiro acesso no sistema. Depois você poderá alterá-la para outra senha de preferência.
5 – Caso a senha seja enviada para um endereço de e-mail que você não utiliza mais, entre em contato com o Sintufrj (https://sintufrj.org.br/contato) para informar o endereço eletrônico atual.
6 – Acesse a plataforma usando seu SIAPE e a senha que você recebeu por e-mail. Após fazer o login, clique na opção PERFIL.
7 – Atualize os seus dados (é obrigatória a inserção da foto do sindicalizado. Sem esse procedimento, o recadastramento não será concluído).
8 – Pronto! Você acaba de atualizar o seu cadastro no sistema do Sintufrj. Agora a comunicação entre você e o Sindicato será muito mais ágil e eficaz!

Atenção: Fique atento aos campos obrigatórios assinalados por asterisco (*).

 

COMENTÁRIOS