Espaço Saúde recomeça com atividades controladas

Compartilhar:

Uma novidade para comemorar: começaram a ser retomadas algumas atividades presenciais do Espaço Saúde do Sintufrj. Desde o início da Pandemia, o Espaço não parou, só que com aulas via internet. Nesta segunda-feira, 18, no entanto, o lugar abriu novamente as portas para atendimento presencial. Porém para um retorno gradual e seguro, de acordo com as normas sanitárias, a princípio são oferecidas apenas algumas atividades e em poucos horários. 

“Estamos felizes por dizer que hoje, com o controle da pandemia, a gente pode fazer algumas atividades presenciais, mas nem todas, obedecendo a todas as normas de segurança estabelecidas pelos comitês científicos da UFRJ, com todas as medidas de segurança exigidas pelos órgãos de controle da pandemia”, disse a coordenadora de Esporte e Lazer do Sintufrj Noemi de Andrade.

A coordenadora pedagógica e professora Carla Nascimento explica: são oferecidas as modalidades de musculação e Pilates. Podem ser recebidos apenas três alunos em cada um dos horários disponíveis para evitar aglomeração: 8h, 9h e 10h e apenas às segundas-feiras e quartas-feiras ( (daqui a algumas semanas isto pode ser revisto de acordo com a situação da pandemia). Cada aula dura 40 minutos e são necessários 20 minutos entra cada uma para a higienização adequada.

Carla explica que não há agendamento de horário: é por ordem de chegada. Se no horário em que o aluno chegou, o grupo já está completo, pode se encaixar no seguinte.

Quais as regras

Para garantir a segurança, todos devem seguir algumas regras: é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação, assim como o uso de máscara durante a permanência no Espaço, aferição da temperatura na chegada, uso periódico de álcool gel nas mãos. 

Não será permitido deixar pertence pessoal no banheiro que, a princípio, será apenas para troca de roupa e uso do sanitário. Todos devem levar sua garrafa de água para uso do bebedouro. Os horários vão ser rigorosos para que possa ser feita a higienização após cada aula, e não será possível o aluno permanecer além do horário para que não haja aglomeração.

A reabertura não foi simples. Por causa de todo este tempo que passou fechado, as instalações física do Espaço teve que passar por alguma reforma, descupinização e reparo nos estragos da maresia em alguns aparelhos. “Mas a gente está trazendo novidades”, antecipa Carla, contando que até dezembro, o Espaço pode disponibilizar também o “Cross training”, (treinamento funcional que reúne exercícios aeróbicos e de força em pequenos circuitos), no espaço externo e uma sala para avaliação física.

Quem também comemorou

“Desde que entrei na UFRJ, sempre utilizei o Espaço Saúde. Me ajudou bastante. Eu tinha obesidade. Ali foi um trampolim, mas também houve a conscientização , alimentação e tudo mais. Esse retorno para mim, é uma festa. Porque por mais que seja feito com cautela neste primeiro momento, o que acho necessário, foi ótimo!”, disse Diego Vinícius da Silva Ribeiro, técnico-administrativo do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho.

De início, há cerca de uma década, quando começou a usar o espaço, percebeu que ia muito além de uma academia tradicional: “A visão é bem diferente, a gente se sente acolhido pelas pessoas, professores e funcionários, e mais à vontade que numa acadêmica tradicional”. Ele tem intenção de ir sempre, nos dois dias disponíveis, até que haja mais dias e horários: “Estou bastante feliz com o retorno. Tomara que continue assim e melhore”, concluiu.

“Achei ótimo. Estava ansioso, queria muito voltar. É uma parte da vida que gosto muito. Até tem academias perto (de casa), mas me sinto muito bem ali. Gosto muito do grupo todo e não sentia muita vontade de malhar em outro lugar. Estou muito satisfeito. Espero que volte lego a pleno vulto”, disse Weber Gabriel Zopellario, o Zope, designer gráfico da Coordenação de Comunicação da UFRJ.  Ele já participou de projeto do Espaço Saúde e terapias como auriculoterapia e massoterapia, pedras quentes. “Que volte logo plenamente e continue até o final dos tempos”, brincou.

Aulas virtuais continuam

“Que bom que estamos de volta no presencial”, comemora a coordenadora pedagógica Carla, destacando, no entanto, que as aulas on line não pararam. Continuam no mesmo horário na plataforma Zoom (aplicativo para reuniões on line): Segunda-feira, às 8h, circuito e às 8h30, Zumba. Terça-feira, às 8h, Pilates; às 17h, ginástica localizada. Quarta-feira, às 8h, alongamento;  às 17h, Ritmos e às 17h30, esticando as pernas. Quinta-feira, às 8h, yoga; às 17h, Pilates.

Mais Informações

Telefone: 96549-3033

E-mail: espacosaude@sintufrj.org.br

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS