Aulas do Pré-Encceja Sintufrj vão até junho de 2022

Compartilhar:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Já começaram as aulas do curso Pré-Encceja do Sintufrj, uma iniciativa da direção Ressignificar e que faz parte do Projeto Universidade para os Trabalhadores. Os 40 inscritos terão seis meses para se prepararem para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Quem marca a prova é o governo federal, e o aluno que alcançar a média (que deve ser 5 ou 6) obterá o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio emitido pela Secretaria Estadual de Educação.  

Neste primeiro momento, o Pré-Encceja Sintufrj visou, principalmente, atender os servidores da UFRJ ludibriados pela direção anterior da entidade liderada pelo coletivo Tribo/Unir. Esses ex-diretores fizeram uma parceria com uma instituição obscura, cujo registro havia sido cassado pelo Conselho Estadual de Educação, e ofereceram à categoria o projeto PBase, que concedia diplomas sem validade e sem que a pessoa precisasse assistir às aulas. 

Com toda a certeza os servidores que caíram nesse conto do vigário almejavam recuperar o tempo perdido e concluir sua formação escolar básica: o ensino fundamental ou o médio. Porém, muitos foram “aconselhados” a não aproveitar essa chance e deixaram de se inscrever nessa primeira turma do Pré-Encceja do Sintufrj. Tremenda maldade com os companheiros, que amargam a decepção do PBase das gestões Tribo/Unir.

A dinâmica do curso

O Pré-Encceja Sintufrj tem duração prevista de seis meses, podendo ser prorrogado, dependendo da data da prova – o curso começou na segunda-feira, 13 de dezembro, e deverá terminar em junho/2022. As aulas são on-line pela plataforma Zoom, das 14h às 15h30, de segunda a sexta-feira, ministradas por extensionistas da UFRJ das áreas de conhecimento do curso. Mas a assistência ao aluno continua das 15h30 às 17h, explicou a coordenadora pedagógica do projeto, professora Daniele São Bento.

“O curso tem quatro áreas de conhecimento: matemática, linguagens, ciências humanas e ciências da natureza e, além das aulas, oferece aos alunos a Tutoria. O que é isso? É um suporte personalizado oferecido aos alunos, com o acompanhamento de um monitor. Para rever exercícios, tirar dúvidas. O objetivo é melhorar a qualidade do aprendizado”, disse a coordenadora. 

Segundo a professora, inicialmente o Pré-Encceja Sintufrj era voltado somente para o público interno, servidores, prestadores de serviços, terceirizados, mas foi aberto aos interessados em geral. “Da comunidade da UFRJ, incluindo servidores, são apenas um terço dos 40 inscritos. A maioria é de outras categorias e de desempregados”, disse Daniele.  

FOTO: Divulgação/MEC

 

 

COMENTÁRIOS