FONTE: Enviado ao Portal Geledés/13/12/2021
“InterPretativas: políticas afirmativas para cultura” é um projeto de formação voltado para a inclusão de afrodescendentes no setor cultural e economia criativa em Mato Grosso.
As oficinas acontecem em formato on-line, entre os dias 13 a 16 de dezembro de 2021, de segunda à quinta, a partir das 18h horário de MT (19h horário de Brasília).
Inscrições gratuitas pelo link: https://forms.gle/CdDz3r4U1YxeULZQ7
De acordo com Jackeline Silva, idealizadora do projeto aprovado pelo Edital MT Nascentes 2020/Lei Aldir Blanc – SECEL MT, “trata-se de uma iniciativa afrocentrada, feita com e para as pessoas negras, por compreender as nossas especificidades. Por isso, o foco será a troca de experiências entre negras/ES profissionais e interessadas/es”.
O intuito da iniciativa é provocar reflexão crítica e ao mesmo tempo, sensibilizar para uma efetiva implementação das ações afirmativas por meio das políticas públicas, em todas as áreas e segmentos da cultura visando a equidade racial e de gênero.
A respeito das políticas afirmativas, como ativista do movimento de mulheres negras (IMUNE MT, Coletivo Quariterê e AMNB), Jackeline Silva sinaliza a necessidade de promover formação e informação, para que as pessoas negras escrevam seus prórprios projetos, disputem editais e tenham acesso ao fomento.
“Existem contratantes – de diversas áreas – que invisibilizam a nossa experiência, sequer valorizam nosso talento e habilidades profissionais. No setor cultural, eu já ouvi algumas pessoas dizerem ‘não encontrei pessoas qualificadas’, mas não haviam procurado e nem pedido indicação. É cômodo fazer de conta que nós negros não trabalhamos com competência. E sobre esse apagamento, o fato de não nos enxergarem como profissionais competentes, ou nos contratar apenas para funções subalternas tem nome: racismo.”
No primeiro dia de Oficina InterPretativas, teremos a facilitação de Fernanda Quevedo (Instagram: @quevedonanda), jornalista e digital marketing, MBA Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, com 11 anos de experiência, cofundadora da CUFA e uma das fundadoras do Mídia Ninja, entre outros importantes trabalhos.
No segundo dia teremos como facilitadora Raíssa Gomes (Instagram: @raiogomes), com o tema “Pautas Negras Importam? Comunicação e divulgação de projetos de cultura afro”. Raio Gomes é assessora de Comunicação na UnB, editora do site Mundo Negro e atua com comunicação estratégica no coletivo Paó Comunicação.
No terceiro dia quem vai compartilhar conhecimento é Kety Kim (Instagram: @ketykimfarafina), que facilitará o encontro sobre “Produção de festivais de cultura negra”.
Encerrando as oficinas, a idealizadora do projeto InterPretativas, Jackeline Silva (Instagram: @afroprodutora”) vai trocar experiências e fazer a facilitação do encontro sobre “Elaboração e Gestão de Projetos de cultura afro-brasileira”.
Confira a programação
Oficinas InterPretativas: políticas afirmativas para cultura
Inscrições gratuitas pelo link: https://forms.gle/CdDz3r4U1YxeULZQ7
Período: 13 a 16 de dezembro de 2021, segunda a quinta.
Horários: de segunda a quarta, das 18h às 19h30 (horário de MT); na quinta das 18h às 20:30 (horário de MT).
Realização: Iaiá Produções e Projetos, SECEL MT / Lei Aldir Blanc, Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cultura.
Informações: (21) 99959-2789 – whatsapp
Dia 13/12 – Elaboração de portfólio na área cultural, com Fernanda Quevedo.
Dia 14/12 – Pautas Negras importam? Comunicação e divulgação de projetos da cultura afro, com Raissa Gomes.
Dia 15/12 – Produzindo festivais de cultura negra, com Kety Kim.
Dia 16/12 – Elaboração e Gestão de projetos, com Jackeline Silva.