Campanha Liberdade para Assange já!

Compartilhar:

Como sabem, o jornalista Julian Assange, fundador do Wikileaks, está preso há quase 4 anos na prisão de segurança máxima de Belmarsh nos arredores de Londres, também conhecida como “a Guantánamo britânica”, pelo “crime” de divulgar a verdade sobre o império e suas guerras.

Perseguido há mais de 12 anos pelo governo dos EUA por ter revelado diversos crimes cometidos contra povos de todo o mundo, Julian Assange luta neste momento em defesa de sua vida, contra a extradição para os EUA – onde deverá ter sua prisão perpétua decretada.

A Justiça britânica autorizou no dia 24 de janeiro que Assange possa recorrer à Suprema Corte contra a decisão judicial de dezembro sobre sua extradição para os Estados Unidos.

O MST e a Articulação de Movimentos da ALBA / AIP estão lançando uma campanha contra a extradição de Assange para os EUA e por sua libertação imediata!

Convocamos todas e todos para se somarem nesta campanha em defesa da verdade, contra os crimes de guerra do imperialismo estadunidense e em defesa da soberania dos povos!

Agora é a hora de pressionarmos! #LiberdadeParaAssangeJá

Orientações gerais para mobilização:

. Impressão e distribuição de cartazes:

Nosso Setor de Comunicação elaborou um cartaz exigindo a liberdade de Assange. 

. 25 de fevereiro – Dia Internacional de Luta pela Liberdade de Assange.

Nesse dia será realizado nos EUA, um evento intitulado “Tribunal de Belmarsh” para dar visibilidade ao caso Assange. Fortalecendo essa ação haverá mobilizações em frente às embaixadas e consulados dos EUA e do Reino Unido em diversos países do mundo.

Aqui no Brasil, essas embaixadas e consulados estão localizadas em: Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife.

Convocamos as/os companheiras/os desses estados a organizarem mobilizações, em conjunto com outras organizações e movimentos populares dos estados.

Serão enviados pela Secretaria Nacional 100 cartazes do Assange para cada uma dessas capitais, para serem usados nas mobilizações.

. Envio massivo de e-mails e twiter para as embaixadas dos EUA e do Reino Unido e para a Suprema Corte do Reino Unido.

Estaremos realizando uma campanha massiva de envio de e-mails no sentido de pressionar e constranger a Suprema Corte do Reino Unido, para votar a favor da apelação de Assange contra sua extradição para os EUA.

Enviaremos em breve a carta que está sendo preparada pela Secretaria Operativa da AIP.

Endereços:

Embaixada do Reino Unido: press.brasilia@fcdo.gov.uk

Embaixada Inglaterra: @ukinbrazil

Embaixador Inglaterra: @PeterWilson

Embaixada EUA: @EmbaixadaEUA Importante mobilizar toda a nossa militância e nossa base social para participar!

. Mobilização de parlamentares:

Solicitamos que todos os estados articulem os parlamentares amigos/as para que façam declarações em apoio a Julian Assange e também enviem cartas às embaixadas / Suprema Corte.

. Envio de cartas das/os Sem Terrinha para Assange na prisão:

A exemplo do que realizamos há alguns anos com os cinco heróis cubanos que estavam presos nos EUA, nosso Setor de Educação estará organizando um processo de elaboração de cartas de nossas crianças para serem enviadas a Assange na prisão. Nossa meta é que enviemos no mínimo 100 cartas.

O Setor de Educação estará enviando circular para os estados com orientações para organizar esse processo.

. Materiais de comunicação para mobilização:

Nas próximas semanas nosso Setor de Comunicação estará elaborando uma série de materiais de comunicação para a mobilização de nossa militância e base social:

  1. a) Cards para divulgação nas nossas redes
  2. b) Programas de radio semanais para divulgação por zap e nas nossas rádios
  3. c) Video de motivação para a mobilização

Pedimos que todas e todos fiquem atentas/os para que se divulgue ao máximo esses materiais entre nossa militância e base nos estados.

A luta pela liberdade de Julian Assange além de justa e legítima, é uma das lutas centrais contra o imperialismo nesse momento!

 

 

COMENTÁRIOS