Grupo de professores elabora manual de libras específico para ciências

Compartilhar:

Ideia surgiu pela ausência de sinais em libras para determinados temas relacionados ao corpo humano. Objetivo é promover inclusão e facilitar a compreensão para pessoas surdas

Publicado: 16 Fevereiro, 2022 – Escrito por: Andre Accarini | Editado por: Marize Muniz

REPRODUÇÃO

A ausência de sinais de libras em temas específicos, como a ciência, é um tema caro a profissionais da educação engajados em promover educação inclusiva. Pensando em ampliar essa comunicação, um grupo de professores da Universidade Federal do Piauí elaborou o ‘Manual de Libras para Ciências: A Célula e o Corpo Humano’. Trata-se de um material inédito que indica, em libras, formas simples de denominar alguns verbetes, que vão da ‘célula’ ao ‘músculo’, passando pelos mais diversos sistemas de funcionamento do organismo humano.

Para Liana Maria Menezes Galeno, uma das idealizadoras do projeto, a ausência de sinais em termos específicos de Ciências foi um ponto de partida para a elaboração do manual. “É visível a dificuldade do profissional intérprete em repassar o conteúdo para o aluno surdo. Muitas vezes o intérprete tenta recorrer aos recursos visuais, como as imagens do livro didático, mas não obtém sucesso, dificultando mais ainda a aprendizagem do aluno surdo”, diz Liana no prefácio da publicação.

Em suma, o manual é uma ferramenta útil e poderosa para estreitar e facilitar a comunicação com pessoas surdas, de maneira assertiva. Este guia é recomendado tanto às pessoas surdas como a todos os profissionais – de educação e intérpretes de libras – que lidam (ou não) com ciências. E aqui, se fala sobre áreas como medicina, enfermagem, psicologia e outras, estendendo o leque aos profissionais que atuam nessas áreas.

Desafios

Professores e estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí /Campus Ministro Reis Velloso, presenciaram as dificuldades vividas por surdos em relação à ausência de sinais para indicar determinados termos, a falta de recursos e intérpretes e o despreparo de professores, durante os estágios supervisionados nos cursos.

“Conteúdos ficavam sem contextualização”, diz Luana. Sensibilizados por essa situação, desafiaram-se a elaborar o manual, que conta com imagens ilustrativas para indicar os sinais em libras. (veja abaixo).

 O manual é gratuito e está disponível para download aqui. Os responsáveis pelo projeto reforçam que o material é aberto a todos e que tenham contato direto ou indireto com pessoas surdas.

“A todos quem têm contato ou mesmo que tenham curiosidade sobre o assunto, o manual traz novos conhecimentos e, principalmente, para que possamos entender como a pessoa surda pensa e interage como a sociedade, mudando somente a forma que isso ocorre”, pontua Liana.

Capítulos

Divido em capítulos que destacam os sistemas de funcionamento do nosso organismo, o “Manual de Libras para Ciências: A Célula e o Corpo Humano” traz denominações em libras sobre a célula, os tecidos, ossos e músculos, além de sistema digestivo, circulatório, nervoso e reprodutor.

O manual também traz os símbolos universais (o alfabeto) de libras e um glossário sobre os termos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, até 2050, 900 milhões de pessoas podem desenvolver surdez no mundo.

No Brasil, cerca de 5% da população é surda e, parte dela usa a libras como auxílio para comunicação. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), esse número representa 10 milhões de pessoas, sendo que 2,7 milhões não ouvem nada.

 

 

COMENTÁRIOS