Sexta é dia de cobrar o que Bolsonaro nos deve!

Compartilhar:

Nesta sexta-feira, 18 de fevereiro, completa 1 mês sem respostas do governo Bolsonaro à proposta de reajuste de 19,99% dos servidores públicos federais. Para marcar a data e prosseguir na construção da greve unificada do serviço público haverá ato lúdico em Brasília, às 10h, em frente ao Ministério da Economia, e atos nos estados onde for possível. 

O ato em Brasília será transmitido na página do Fonasefe (Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais) e o envio de pedido de cruzamento deve ser feito até 17 de fevereiro.

Entenda

As entidades representativas dos servidores protocolaram ofício com a reivindicação de reposição salarial de 19,99%, correspondente apenas às perdas inflacionárias nos três anos de governo Bolsonaro, e não obtiveram ainda nenhuma resposta. Este é apenas um reajuste emergencial, pois os trabalhadores do serviço público federal estão com salários congelados desde 2017 e amargam perdas salariais, acumulando uma defasagem salarial de, ao menos, 49,28%!

As categorias estão realizando uma série de atividades de mobilização e já acenam para a deflagração de uma greve geral do funcionalismo a partir de 9 de março. Um calendário de mobilização que segue até o fim de fevereiro foi construído na Plenária Nacional do Fonasefe para ser incorporado nas atividades dos sindicatos.

Pressão no Congresso

Os deputados de oposição e coordenadores da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público protocolaram no dia 9 de fevereiro pedido para realização de uma Comissão Geral para tratar da recomposição salarial dos servidores. A Frente segue junto com os servidores sob o lema “Reajuste Já! Para todo o Serviço Público! Esse é mais um componente positivo para nossa pressão!

Mobilização

Com objetivo de fortalecer a mobilização e construir a greve, no dia 23 de fevereiro acontecerá nova Plenária Nacional do Fonasefe. Em março, nos dias 4 e 5, a Fasubra, nossa Federação, realizará Plenária Nacional Virtual, que discutirá o indicativo de greve, orientando assim para rodadas de assembleias até 22 de fevereiro.

 

 

COMENTÁRIOS