UFRJ: Providências para o retorno dia 11

Compartilhar:

A Reitoria publicou portaria (nº 117, de 1º de abril de 2022) que regulamenta as condições sanitárias e de atendimento de saúde pública para o retorno presencial pleno a partir desta segunda-feira, dia 11. 

Essa portaria dá sequência à resolução (nº 24) aprovada pelo Conselho Universitário com determinações sobre o tema. Na sessão em que essa resolução foi aprovada, Joana de Angelis, conselheira e dirigente do Sintufrj, recebeu da reitora garantias de um período de transição até o dia do retorno pleno (11 de abril).

O que diz a portaria

A portaria (nº 117) determina que, constatadas as condições sanitárias e de atendimento de saúde pública, deverão ser retomadas todas as atividades presenciais administrativas e acadêmicas para discentes, servidores docentes e técnico-administrativos, a partir do primeiro semestre letivo de 2022, em 11 de abril de 2022. 

Parentalidade

Para adaptar procedimentos nesse processo de retorno, O GT Parentalidade e Equidade de Gênero da UFRJ (GTPEG) recebeu, da Reitoria, a solicitação de formular proposta alternativa à resolução do Consuni 09/2021. 

Essa resolução (09/2021) aprovada em julho de 2021 flexibilizou as atividades de ensino e trabalho remoto emergencial, de forma temporária, para alunos, professores e técnico-administrativos no papel de cuidadores durante a pandemia (que possuam filhos ou guarda de menor, com idade inferior ou igual a 12 anos ou responsáveis diretos pelos cuidados a idosos ou pessoas com deficiência ou com transtorno mental). Agora, com o trabalho presencial, será preciso enviar nova proposta de resolução. O GT está finalizando a nova proposta que deve enviada à Reitoria nos próximos. 

Trabalho Externo

O Sintufrj tem intensificado pressões para que a resolução sobre Trabalho Externo encaminhada desde outubro do ano passado entre na agenda do Conselho Universitário para ser apreciada. A Secretaria dos Órgãos Colegiados divulgou, desde 16 de fevereiro, a proposta entre os membros do Consuni. Mas até agora o debate não andou.

 

 

COMENTÁRIOS