UFRJ volta a recomendar máscaras em ambientes fechados

Compartilhar:

A UFRJ voltou a recomendar o uso de máscara em ambientes fechados ou de aglomeração nas dependências da instituição. Nota técnica no dia do Centro de Triagem Diagnóstica para Covid-19 (CTD)  do Núcleo de Enfrentamento e Estudos em Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes (Needier) da universidade faz o alerta ao aumento a servidores e estudantes.

“Diante dos resultados de testagem para Covid-19 no CTD/NEEDIER mostrando um substancial e progressivo aumento da positividade nas últimas semanas, de 2,6% em setembro para 18,3% em outubro, julgamos relevante recomendar o retorno ao uso de máscaras em ambientes fechados ou de aglomeração”, diz o documento.

O CTD mantém atendimento regular de casos suspeitos diariamente das 8h às 13h e o núcleo estimula a procura do centro para diagnóstico. O objetivo é permitir o monitoramento mais preciso da ocorrência de casos e identificação das variantes circulantes.

O Needier destaca ainda a importância do esquema vacinal atualizado de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do RJ.

Segundo o vice-reitor, Carlos Frederico Leão Rocha, isso inclui o uso de máscaras em salas de aula. Mas ele destaca que é uma recomendação, não obrigação.

Subvariante já circula

A Secretaria Municipal de Saúde informou que segue monitorando o panorama da covid-19 e que já é possível constatar a circulação da Ômicron BQ.1 na cidade. Por meio do sequenciamento genético, a Fiocruz confirmou um caso dessa subvariante.

A conformação da chegada da subvariante aliada à baixa procura das doses de reforço da vacina acendeu o alerta da Secretaria. A taxa de testes positivos que permanecia entre 6% e 7%, saltou para 21% na semana anterior depois de suas semanas de aumento.

A secretaria acredita que a nova variante não causa danos graves em pessoal com o esquema completo da vacina. Só que um quarto da população não completou o esquema. A recomendação, portanto, é para que aqueles que ainda não tomaram a dose de reforço da vacina contra a covid-19 procurem uma unidade para concluir o esquema de imunização a partir de segunda-feira.

 

NA SESSÃO DE ABERTURA DO SINTAE, no CCMN, máscaras voltaram à paisagem. Seu uso é recomendado, não obrigatório, explicou o vice-reitor Fotos de Elisãngela Leite
COMENTÁRIOS