UFRJ: CONSUNI MARCA PARA ABRIL ESCOLHA DE NOVO REITOR

Compartilhar:

 

A sucessão para a Reitoria avança na UFRJ. Em sessão extraordinária desta quinta-feira (2), o Conselho Universitário marcou para abril a consulta à comunidade universitária que vai definir o novo comando da universidade com a escolha do reitor e do vice-reitor para mandatos que vão até 2027.

  • As inscrições de chapas serão feitas nos dias 21 e 22 de março.
  • A campanha começa no dia 23 de março e vai até o dia 24 de abril, com seis debates (veja boxe a seguir) transmitidos ao vivo pelo canal da UFRJ no YouTube.
  • O primeiro turno da pesquisa será dia 25, 26 e 27 de abril.
  • A divulgação de resultados será dia 28 de abril.
  • Se houver segundo turno, será entre os dias 9 e 11 de maio, com divulgação do resultado no dia 12 de maio.

Quem vota

Participam da votação professores, técnico-administrativos  do quadro permanente UFRJ e eméritos; estudantes  dos  cursos  de  graduação  (presencial  e  à  distância),  de  pós-graduação (stricto sensu) e de pós-graduação (lato sensu) com carga horária mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas, com matrícula ativa à época da pesquisa; pesquisadores vinculados ao  Programa Institucional de  Pós-doutorado (PIPD) na UFRJ com registro ativo à época da pesquisa; estudantes do Colégio de Aplicação da UFRJ, com matrícula ativa à época da pesquisa, com 16 anos completos, até a data do início do primeiro turno.

Híbrido

Foi definido também que a votação será híbrida: o corpo social votará em urnas eletrônicas cedidas pelo TER, mas professores eméritos, estudantes de graduação a distância e de pós-graduação lato sensu, usarão um sistema de votação eletrônica da própria UFRJ – o E-Voting System.

O colegiado também aprovou, depois de ampla discussão sobre o pedido apresentado pela Associação de Pós-graduandos, que o conjunto dos estudantes de pós-graduação stricto-sensu também possa usar o E-Voting, a inclusão destes estudantes no sistema da UFRJ, porém contingenciado à viabilidade técnica.

Sintufrj e bancada avaliam decisões da sessão

A eleição é um momento importante da participação democrática da comunidade na vida institucional. Ao comentar a aprovação do calendário para a sucessão à Reitoria, o coordenador geral do Sintufrj Esteban Crescente: “É muito importante para a gente porque é futuro da Universidade pelos próximos quatro anos de mandato que definem as nossas perspectivas para a instituição e a nossa relação com a sociedade”.

A inauguração do debate eleitoral e a sucessão na Reitoria, segundo o representante técnico-administrativo Roberto Gambine, é uma ótima oportunidade de levar à ordem do dia as questões essenciais dos técnicos administrativos relativas às condições de trabalho.

A representantes técnico-administrativa Joana de Angelis pediu a todos que fortaleçam o processo eleitoral: “Nossa luta tem que continuar e devemos fortalecer a nossa representação e nossa participação neste processo”, convocou.

Ao lado de Joana, Esteban e Gambine as também conselheiras técnicas-administrativas Vania Godinho e Gilda Avarenga.

CONSELHO UNIVERSITÁRIO aprovou, na sessão desta quinta-feira (2) regras que vão orientar a consulta à comuniade universitária que vai escolher o novo reitor

 

 

COMENTÁRIOS