Comunidade escolhe Medronho e Turci para ficar à frente da UFRJ até 2027

Compartilhar:

Apuração dos votos para o Reitor da UFRJ 2023.

 

Os dois candidatos celebraram a democracia que prevaleceu no curso do processo eleitoral

Roberto Medronho foi escolhido pela comunidade universitária como reitor da UFRJ para um mandato que se inicia no próximo julho e se encerra em 2027. Ele venceu Vantuil Pereira na consulta que mobilizou técnicos, estudantes e docentes e seu nome será levado agora para ser formalizado no Colégio Eleitoral.

“É uma vitória da democracia e do debate. As divergências foram debatidas e discutidas. Nós estamos felizes acima de tudo pelo processo correto, sem nenhum problema”, festejou Medronho que teve como companheira de chapa Cássia Turci. Outra mulher fez companhia a Vantuil Pereira: Katya Gualter.

“Foi um dos processos mais democráticos, mais participativos da universidade, sobretudo pelos discentes, que expressa uma participação muito importante sobretudo no momento político brasileiro”, disse Vantuil. Nos três segmentos, o candidato foi o preferido entre os estudantes que tiveram participação ativa no processo.

 

Quem são

O escolhido pela comunidade universitária para comandar a UFRJ  até 2027 foi o professor titular da Faculdade de Medicina, Roberto Medronho, unidade que dirigiu de 2011 a 2020. Atualmente coordena o Laboratório de Epidemiologia das Doenças Transmissíveis.

Durante a crise viral, Medronho desempenhou importante papel na universidade ao ficar à frente do Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Enfrentamento à Pandemia de Covid-19,

Além disso, contribuiu diariamente para a disseminação de informações à sociedade sobre a doença e as pesquisas em andamento, e defendeu publicamente a compra de vacinas pelo governo e sua distribuição a toda população.

O reitor eleito ingressou na UFRJ como aluno de graduação na Faculdade de Medicina, mas fez residência em Medicina Preventiva e Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerg). Ele também é doutor e mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A futura vice-reitora, Cássia Turci é atual decana do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), foi diretora do Instituto de Química por duas gestões: de 2004 a 2012 e de 2013 a 2017, onde atua como professora titular e pesquisadora.

 

Eleições e democracia na UFRJ

Durante três dias (de 25 a 27 de abril) a comunidade universitária foi às urnas decidir sobre quem assumirá o comando da maior federal do país nos próximos quatro anos (de 2023 a 2027). Na quinta-feira, 4 de maio, o Colégio Eleitoral se reunirá, às 9h30, para elaborar a lista tríplice a ser encaminhada ao Ministério da Educação. Local: auditório CGTEC, no CT2.

A pesquisa na comunidade foi paritária, com peso (na soma de votos) de um terço para cada segmento (técnico-administrativos, docentes e estudantes), e baliza a decisão do Colégio Eleitoral. O Sintufrj defende o voto universal para escolha de reitor e seu vice.

Cerca de 80 mil pessoas estavam aptas a participar da consulta: 59.811 estudantes matriculados em 172 cursos presenciais distribuídos por quatro campi (Cidade Universitária, Praia Vermelha, Duque de Caxias e Macaé), além de quatro modalidades à distância; 8.653 técnicos-administrativos e 4.155 docentes.

COMENTÁRIOS