Sucessão na UFRJ: votação sem incidentes no primeiro dia

Compartilhar:

Foi dada a largada para a disputa da Reitoria da maior universidade federal do país, a UFRJ. Nesta terça-feira, 25, começou a consulta à comunidade universitária. Duas chapas concorrem à Reitoria: Chapa 10 – UFRJ para todos: Autonomia, Inclusão e Inovação, com Roberto Medronho e Cássia Turci, candidatos a reitor e vice-reitora; e a Chapa 20 – Redesenhando a UFRJ: Democracia, Autonomia e Diversidade, com Vantuil Pereira e Katya Gualter, candidatos a reitor e vice-reitora.

O presidente da Comissão Coordenadora da Pesquisa (CCP), professor Eduardo Macchi, informou que a votação foi tranquila e em algumas seções houve boa votação. As urnas foram abertas com a comprovação de que estavam zeradas. E a votação presencial e virtual transcorreu sem incidentes. O horário na maioria das seções é das 9h às 16h, mas há horários especiais das 7h às 20h como em algumas unidades hospitalares e unidades com atividades noturnas. A votação virtual funciona das 8h às 20h.

“Tudo transcorreu conforme a organização esperava. O único problema técnico ocorreu numa urna na Escola de Música logo pela manhã e que foi trocada, não comprometendo a votação, pois ninguém tinha ainda ido votar. A comunidade universitária está indo votar. Em Macaé e Duque de Caxias tudo ocorreu bem também. Em algumas seções da UFRJ tivemos uma boa votação nesse primeiro dia”, disse Macchi.

A tabela com a votação do primeiro dia foi compilada ao final do dia e início da noite, por conta das seções em que a votação vai até mais tarde.

O colégio eleitoral é robusto, pois mais de 80 mil estão aptos a votar. São 68.987 estudantes, 8.197 técnico-administrativos e 4.131 professores. Número maior que as populações das cidades de Búzios e Paraty juntas. A consulta termina dia 27 de abril e a apuração está marcada para 28 de abril, a partir das 9h, no Espaço Flex do Instituto Tércio Pacitti\NCE.

Votação presencial e virtual

Pela primeira vez o processo de consulta está sendo híbrido, presencial e virtual. São 39 Seções de Pesquisa presenciais, com urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), e 5 Seções de Pesquisa Virtuais.

Nessas virtuais está sendo utilizado o E-voting System (Sistema Helios) que estão reservadas para os professores eméritos, estudantes de graduação à distância e os alunos de pós-graduação stricto sensu, lato sensu e residentes.

Urnas de lona estão sendo utilizadas em todas as Seções de Pesquisa para acolherem os votos em separado, que são oriundos da não inclusão de possíveis eleitores nas listagens oficiais emitidas pela Administração Central.

Eleição para Reitores da UFRJ .
Candidato do Roberto Medronho votou no HU na seção 16.
MESÁRIOS INSTALAM URNA na seção do subsolo do HUCFF no início da votação que vai definir quem será o novo reitor da UFRJ
COMENTÁRIOS