‘Quem cuida de quem cuida do paciente?’

Compartilhar:

Entre 2012 e 2022, mais de 6 milhões de acidentes foram comunicados ao INSS, sendo 25 mil com óbitos. As atividades de atendimento hospitalar são os setores com o maior número de casos de acidentes de trabalho. Entre todos os profissionais de saúde que atuam em hospitais, o técnico de enfermagem é o que mais corre riscos.

Estes foram alguns dos dados divulgados no evento “Dia de Promoção da Saúde do Trabalhador do HUCFF”, realizado nesta terça-feira, 23, no hall do auditório Halley Pacheco, no 8º andar da unidade hospitalar.

A atividade foi realizada pelo Serviço de Saúde do Trabalhador (Sesat/DRH) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), em conjunto com a Escola de Enfermagem Anna Nery e com o apoio do Sintufrj, especialmente para os servidores da unidade hospitalar.

Apoio

O Sintufrj colaborou com a produção do material de divulgação, cartilhas, brindes, lanche na recepção ao público. Estudantes atuaram na organização do evento, expuseram banners com estudos sobre orientação em saúde do trabalhador, cujos autores  davam explicações ao público sobre prevenção e conduta em caso de acidentes de trabalho. Aula de ginástica laboral e de dança, no auditório, animou os participantes. Houve também aferição de pressão.

Lívia Mendes, chefe do Sesat, apresentou um banner sobre “Prevenção da Exposição Ocupacional Acidental a Agentes Biológicos”.

A coordenadora-geral do Sintufrj e profissional do Sesat, Laura Gomes, expôs em forma de banner seu estudo sobre “Qualidade de vida no trabalho”. Graduada em Educação Física com especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento, ela explicou que investir em bem-estar, ambiente amigável e no desenvolvimento do trabalhador, com bons programas de saúde e segurança no trabalho, contribuem fortemente para a qualidade de vida.

Bolo e lembranças

Ao final, os coordenadores do Sintufrj Ana Célia, Carlos Daumas (os dois também servidores do HUCFF) e Laura, ao lado de Lívia e outros componentes da comissão organizadora do evento, cortaram e distribuiriam bolo para os presentes.

Ana Célia, Laura e Carlos, avaliaram, em vídeo, a importância do evento e a participação do Sintufrj, sempre presente nas lutas e demandas da categoria, lembrando que é importante “cuidar de quem cuida do paciente”.

 

. Matéria completa sobre o evento, na edição 1412 do Jornal do Sintufrj.

OUTRO FLAGRANTE do ‘Dia de Promoção da Saúde do Trabalhador” no Hospital Clementino Fraga Filho
COMENTÁRIOS